Centro de Neonatologia

 

O Centro de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é referência para o cuidado neonatal ao recém-nascido prematuro e prematuro extremo. Presta assistência neonatal de alta complexidade.

 

O serviço é uma extensão do cuidado da Maternidade do HGCC, de nível terciário, referência estadual para gestantes de alto risco, que incluem também gestações de malformações congênitas.

 

Está dividido em três unidades: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UNINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCINCa). Ao todo, são 72 leitos destinados à atenção neonatal dispostos em 20 leitos de UTIN, 45 leitos de UCINCo e 7 leitos de UCINCa.

 

De acordo com o HospiRank, do ano de 2019, ranking criado pela Global Health Intelligence (GHI), empresa líder mundial em análise de dados de saúde para a América Latina, o Centro de Neonatologia do HGCC está entre os dez mais bem equipados para a atenção ao recém-nascido. A posição de destaque está relacionada principalmente quando considerados países como o Brasil, México, Colômbia, Argentina e Chile.

 

O HGCC faz parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), um selo de qualidade, conferido pelo Ministério da Saúde, aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

UTIN I – 10
UTIN II – 10
UCINCo I – 15
UCINCo II = 30
UCINCa – 7