Teste do Pezinho

 

Toda criança que nasce no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) tem como garantia a realização de todos os exames essenciais ao recém-nascido, bem como as vacinas e acompanhamento neonatal no Ambulatório de Seguimento. O teste do pezinho é um deles. Para os bebês não nascidos no HGCC, o teste também é garantido e pode ser realizado no setor ambulatorial.

 

O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) são ações preventivas, responsáveis por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas. Dessa forma, possibilitar o tratamento em tempo hábil. Também é possível gerenciar os casos positivos por meio de monitoramento e acompanhamento da criança durante o processo de tratamento.

 

O teste

 

O teste é feito a partir das gotinhas de sangue tiradas do calcanhar do recém-nascido. É possível realizar uma análise para detectar doenças genéticas, aquelas que podem ser transmitidas a partir dos genes do pai ou da mãe, e as doenças congênitas, desenvolvidas ainda no útero. A partir dos resultados, constatados precocemente, é possível conhecer as doenças que venham afetar o desenvolvimento da criança e assim fazer um acompanhamento mais especializado para evitar sequelas permanentes.
De acordo com o Ministério da Saúde, o teste deve ser realizado a partir de 48 horas após o nascimento e de alimentação proteica, e nunca depois de 30 dias de nascido, sendo o ideal entre terceiro e o sétimo dia de vida do bebê.

 

A coleta para realização do exame é realizada por pessoal treinado em coleta e acolhimento aos recém-nascidos. Inicialmente, é feito um cadastro. Ao final, a mãe ou responsável recebe comprovante de coleta com o código do paciente e senha para recebimento do resultado via internet. As amostras são enviadas para o Laboratório Central (Lacen), da rede pública estadual, que realiza a análise.

 

Quais são a principais doenças que o teste detecta e como evitá-las?

 

O Programa Nacional de Triagem Neonatal tem em seu escopo seis doenças:
Fenilcetonúria
Hipotireoidismo Congênito
Doença Falciforme
Fibrose Cística
Hiperplasia Adrenal Congênita
Deficiência de Biotinidase.

 

Horário

 

A coleta para o teste do pezinho, ou triagem neonatal, é realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no ambulatório do Hospital Geral Dr. César Cals.
Endereço: Avenida Imperador, 372, Centro, Fortaleza – CE

 

Prazo

 

O prazo para recebimento do resultado é de 30 dias após a coleta.