O Vitória-Régia é um programa do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), integrante da Rede Estadual de Atenção às Mulheres, Adolescentes e Crianças em Situação de Violência – Pontos de Luz. Tem o objetivo de promover o atendimento integral às vítimas de violência sexual, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

 

NO HGCC, a iniciativa tem a finalidade de promover o acesso rápido e acolhedor para cuidar, orientar e dar o suporte necessário, em tempo hábil, a mulheres em situação de violência, auxiliando, também, na proteção e prevenção de novas situações de agressão.

 

A violência sexual é um problema de saúde pública complexo e impõe a integração entre diferentes profissionais e pontos de atenção. É preciso oferecer suporte às mulheres visando qualificar a assistência na Linha de Cuidado da Mulher.

 

Além do atendimento realizado na Emergência da unidade hospitalar, o HGCC conta também com uma sala de acolhimento no setor ambulatorial. Um ambiente acolhedor e de escuta, que em nada lembra um consultório hospitalar. O local foi pensado e preparado para proporcionar conforto num momento delicado e de vulnerabilidade. A proposta é garantir segurança, tranquilidade, exclusividade e sigilo às pacientes.

 

Atendimento

As mulheres acolhidas nesse ambiente são aquelas em que o ato de violência foi praticado há mais de 72 horas. As que não se encaixam nesse perfil são atendidas na Emergência do HGCC, para procedimentos de profilaxia. Em todos os casos, elas são acompanhadas, por até seis meses, por uma equipe de profissionais preparada, composta por assistentes sociais, médico, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e psicólogos. Ao chegar ao Hospital César Cals, basta informar que veio para o atendimento do programa Vitória-Régia. A assistente social é acionada, informa à equipe responsável e encaminha a mulher para fazer o atendimento indicado.

 

► Rede Pontos de Luz