Banco de leite convida para doação antes das férias de julho

22 de junho de 2015 - 14:40

O mês de julho está próximo e, com ele, as férias escolares. Muitas mães viajam, as crianças passam mais tempo em casa, a atenção e os cuidados passam a ser redobrados. Tudo isso pode implicar nas doações de leite, reduzindo as doações. Para evitar que isso aconteça, o banco de leite humano do Hospital geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, faz um convite especial às mães que estão amamentando para que não se esqueçam de fazer a doação.

De acordo com a enfermeira Gilvânia Ribeiro, atualmente, o banco de leite conta com 27 doadoras e recebe, por semana, 30 litros de leite. O ideal era que fossem pelo menos 40 litros toda semana para suprir a necessidade. O leite doado é destinado aos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo). Há bebês que dependem exclusivamente do leite doado. A atuação do banco vai além de receber a doação. O incentivo ao aleitamento materno tem início no ambulatório de pré-natal. Toda a unidade hospitalar trabalha para valorizar o incentivo ao aleitamento materno.

O leite doado passa por um rigoroso processo de controle de qualidade, são várias etapas que determinam, por exemplo, o valor calórico e o grau de acidez, além do teste microbiológico. Tudo isso é necessário para garantir que ele fique ideal para o consumo.  Em seguida, ele passa ainda pela pasteurização. Só depois é que será destinado aos bebês, com supervisão e orientação do nutricionista, e elaborada a partir da indicação médica.

E para guardar o leite, o recipiente de vidro com tampa plástica é o indicado. O hospital também envia para as doadoras os recipientes esterilizados e embalados a vácuo. É mais uma maneira de facilitar para as mães doadoras, que além de amamentar seus próprios filhos, ajudam a salvar a vida dos filhos de outras mães que não podem amamentar. Neste caso, o banco de leite quer contar coma ajuda de todos e recebe a doação de recipientes de vidros com tampa plástica, que vai ajudar no processo de doação.

O banco de leite do HGCC, referência estadual, possui uma equipe preparada para fazer o atendimento por telefone, pelo número gratuito 0800 286 5678, pelo e-mail bancodeleite@hgcc.ce.gov.br. A mãe também tem acesso ao atendimento no próprio banco que fica na Avenida Imperador, 545, Centro. As doações são importantes, pois ajudam na recuperação dos bebês e o tempo de internação pode ser reduzido pela metade.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals