Hospital Geral César Cals recebe certificado do Ministério da Saúde

3 de junho de 2015 - 15:48

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da rede estadual de saúde, foi certificado pelo Ministério da Saúde, na manhã desta quarta-feira, 3, na sede da Cooperativa dos Pediatras do Ceará (COOPED), com a placa Mulher Trabalhadora que Amamenta, que reconhece o hospital como “local que promove , protege e apoia o aleitamento materno para a mulher trabalhadora”. A sala, que já está em funcionamento, será inaugurada oficialmente no mês de agosto, no aniversário de 20 anos do banco de leite do HGCC, referência estadual.

A placa que certifica o HGCC pelo apoio às mães trabalhadoras que amamentam foi entregue ao diretor técnico do hospital, Luís Qunideré Ribeiro. Ele reforça o papel da instituição, como Hospital Amigo da Criança, e destaca a importância do aleitamento materno. “Existe uma grande dificuldade em continuar o aleitamento para aquelas mulheres que voltam ao trabalho. O César Cals se sente orgulhoso em poder proporcionar um ambiente especial de apoio à mulher que amamenta”, destaca.

É no banco de leite que a mulher trabalhadora do hospital, como também de outras instituições e empresas, especialmente aquelas localizadas no Centro da cidade, encontram apoio para fazer a ordenha do leite durante o dia de trabalho, o que garante o alívio e a produção do leite, que pode ser guardado em um freezer específico. Quando ela retornar para casa, após o expediente, ela leva o leite para o filho e aproveita também para fazer a doação. A sala, assim como o banco de leite, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. Uma equipe especializada está pronta para fazer o atendimento e apoiar às mães.
Maria Jeane Ferreira, técnica de enfermagem, voltou ao trabalho e deixou o filho em casa. Sempre que está de plantão, ele vai à sala no banco de leite para fazer a ordenha. “É um local ótimo, ideal para fazer a esvaziar a mama, pois tenho todo apoio. Eu me sinto confortável e aliviada”, ressalta Jeane. Como ela tem muito leite, aproveita para doar.

Rejane Santana, médica coordenadora do banco de leite do HGCC, lembra que os benefícios ao proporcionar um espaço físico adequado não são apenas para a mãe e o bebê, as empresas também ganham, pois, com a continuidade do aleitamento, a criança adoece menos, consequentemente a mãe faltará menos ao trabalho.
Nos 20 anos de fundação do banco de leite humano do hospital César Cals, mais um reconhecimento pelas ações realizadas, por meio das políticas de incentivo ao aleitamento materno. São essas ações que garantem mais saúde tanto para o bebê quanto para a mãe.

Clique aqui e acesse a galeria de imagens

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals