Carlile Lavor destaca integração e colaboração para melhorar a saúde do Ceará

5 de janeiro de 2015 - 19:50

“A gestão da saúde pública é um desafio, mas estou muito confiante porque quero contar com  colaboração do Ceará inteiro, incluindo os profissionais de saúde, os ex-secretários com as experiências acumuladas, os deputados federais e estaduais na compreensão do que é o SUS e na luta por mais recursos e ainda com o conhecimento das universidades”, afirmou Carlile Lavor durante a posse na Secretaria da Saúde do Estado na noite desta segunda-feira, 5. Ele destacou que “é ideia do Governador Camilo Santana é trabalhar integrado e que não dá para trabalhar separado”.  Ainda no foco da integração, Carlile Lavor lembrou da “orientação do Papa Francisco, que é acolher, juntar todo mundo num só caminho”.

alt

No caminho da integração e da participação coletiva, o novo secretário da saúde do Estado frisou também que “sem a participação de todas as famílias a gestão pública não vai conseguir os resultados esperados na garantia da saúde da população”.  Isso para destacar a importância da valorização da vida, através de atitudes de promoção e prevenção. Carlile Lavor citou, como exemplo, a prevenção aos estragos da dobradinha perigosa bebida e direção, principalmente de motos. Como idealizador do Programa Agentes Comunitários de Saúde, em 1987, quando foi secretário da Sesa pela primeira vez, Carlile Lavor disse que vai mobilizar e envolver os 15 mil Agentes Comunitários de Saúde no trabalho de educação e prevenção para evitar acidentes e óbitos no trânsito.

alt

O ex-secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, falou principalmente do desafio do baixo  financiamento  da saúde pública: “é preciso levantar as vozes sistematicamente para  ampliar e reforçar o financiamento da saúde. A saúde pública não pode ficar longe do que a população tem direito e merece”. Ciro Gomes destacou que “o Ceará tem hoje a melhor rede de saúde de todos os Estados, com 25 UPAs funcionando 24 horas, os 18 novos Centros de Especialidades Odontológicas, as 19 policlínicas já abertas em diferentes regiões do Estado, que estão servindo de modelo para o governo federal que irá implantar  em todo o país, e ainda o SAMU em quase todos os municípios”.

Perfil do secretário

Antônio Carlile Holanda Lavor nasceu em Jucás. Médico, formado pela Universidade Federal do Ceará, tem formação em Microbiologia. Carlile Lavor trabalhou no Instituto de Medicina Preventiva do Ceará (IMEP-UFC), dirigiu o laboratório de microbiologia do Hospital das Clínicas e o laboratório do Hospital de Maracanaú.

Foi professor da Universidade de Brasília de 1969 a 1978. Lá construiu as bases do sanitarismo comunitário e iniciou as pesquisas, ainda na década de 70, para a construção do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), uma das marcas de sua gestão como secretário de Saúde do Estado, de março de 1987 a abril de 1988. Nesse período, contratou 6.000 agentes comunitários de saúde para um trabalho emergencial por um ano. Os agentes de saúde transformaram-se em programa permanente da Secretaria e, em 1991, foi adotado pelo Ministério da Saúde.

Carlile Lavor ajudou a criar o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-Ce), presidindo-o desde sua criação, em 1989, até 1991. Ex-prefeito de Jucás, presidiu a Associação dos Municípios do Ceará, dedicando-se especialmente à campanha de escolarização das crianças de 7 a 14 anos, contribuindo para criação do Fundef. Premiado pelo Unicef, representou o Brasil no Encontro Internacional dos Prefeitos Amigos da Criança, realizado no México, em 1994. Na África, iniciou em 2007 a implantação do Programa Agentes Comunitários de Saúde em Luanda, Angola. Em 2014 ajudou o governo angolano a regulamentar o PACS. Quando convidado a retornar à Secretaria da Saúde do Estado, Carlile Lavor dirigia o escritório da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará e estava à frente da implantação da unidade da Fiocruz no Estado.

Ver galeria de fotos

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara