Acolhimento e classificação de risco já realizou mais de 26 mil atendimentos

25 de novembro de 2014 - 14:32

Em pouco mais de dois anos de atuação, desde quando foi instituído em setembro de 2012, o Acolhimento e Classificação de Risco do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, já realizou 26.235 atendimentos.  Até agosto de 2013, a classificação funcionava no período diurno, compreendido entre 7h e 19h. A partir de setembro de 2013 passou a funcionar 24 horas, todos os dias da semana.

Após o acolhimento e classificação realizada pela equipe de enfermagem, a paciente aguarda na sala espera, com a pulseira de identificação com a cor indicativa do grau de complexidade. Em seguida, a chamada é feita por meio do painel eletrônico com o nome da paciente e sua respectiva cor de classificação.

O trabalho desenvolvido na Emergência Obstétrica do hospital atualmente é baseado no protocolo do município de Fortaleza, que determina a classificação de acordo com os critérios clínicos apresentados e diagnosticados. A cor vermelha indica urgência máxima, a cor amarela indica atendimento com urgência, a verde sinaliza que é pouco urgente e a cor azul classifica como não urgente. A partir de 2015, vai trabalhar com o Manual de Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia do Ministério da Saúde, que foi lançado em julho de 2014.

O serviço de acolhimento e classificação de risco tem como objetivo humanizar o atendimento, a partir da escuta qualificada da mulher no ciclo gestacional e pós-parto, que busca os serviços de urgência/emergência no HGCC. Dessa maneira, organizar o processo de trabalho e ambiência, visando identificar as que necessitam de atendimento médico mediato ou imediato.

O Hospital César Cals é referência para 34 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), localizadas nas Regionais I, II, IV, V e VI, e para quatro UAPS com referência para gestação de baixo risco, localizadas nas proximidades do hospital, na Regional I.

Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463