Semana destaca amamentação como um ganho para toda vida

31 de julho de 2014 - 10:38

A doação de leite é uma ação que salva vidas. Em reconhecimento a esse gesto simples, mas de grande importância, o Hospital Geral Dr. César Cals, em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1º a 8 de agosto, realiza na quarta-feira, 7, às 9h, nos jardins do hospital, uma roda de conversa com mães e profissionais sobre aleitamento materno e doação de leite.

A partir do tema da semana de aleitamento deste ano, que é “Amamentação: um ganho para a vida toda”, serão abordados assuntos, como os receios, os cuidados com o bebês, as principais dúvidas, a troca de experiências entre as mães, esclarecimentos sobre a doação de leite, o que a mãe deve fazer para se tornar uma doadora, entre outros, e assim permitir que bebês possam ter um ganho para a vida inteira.

Os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva neonatal são os principais beneficiados com as ações do Banco de Leite Humano do HGCC, que atua 24 horas por dia para ajudar mães e salvar vidas de recém-nascidos. O atendimento é feito tanto pessoalmente, na Avenida do Imperado, 545, como por telefone, pelo número 0 800 286 5678, e pelo e-mail bancodeleite@hgcc.ce.gov.br.

O Hospital César Cals quer contribuir para promover o aleitamento materno e incentivar mães para amamentar e também doar leite. Com isso, ajudar a alcançar as metas 4 e 5, dos Objetivos do Milênio, referentes è redução da mortalidade infantil e a melhora da saúde das gestantes. Num total de oito, os objetivos são um conjunto de metas firmadas por governos de 191 países integrantes das Nações Unidas, no ano 2000.

A amamentação é primordial para a saúde dos bebês. Amamentar imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento. O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, diarréia, pneumonias, bronquiolites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463