Médicos americanos conhecem técnicas adotadas no Hospital César Cals

6 de junho de 2014 - 14:26

Os Serviços de Endoscopia e de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado, receberão na quarta-feira, 12, às 14h30, a visita de dois médicos americanos da cidade de Boston para conhecer as técnicas adotadas para a colocação do balão intragástrico e as cirurgias de redução do estômago.

A visita pretende esclarecer algumas dúvidas e orientar os médicos, que estão desenvolvendo novas técnicas para serem implantadas nos Estados Unidos. Mesmo sendo um grande centro na área da saúde, o país não tem muita experiência com uso de balões intragástricos. De acordo com o médico Ricardo Pessoa, chefe da Endoscopia, os profissionais terão a oportunidade de conhecer as técnicas adotadas no César Cals em relação à implantação do balão, que é um instrumento utilizado como pré-operatório, e as cirurgias de redução do estômago, ou seja, a estruturação e o funcionamento do programa.

Os dois serviços funcionam de maneira integrada. Desde 2011, o César Cals passou a oferecer o balão para os pacientes do programa da obesidade como uma preparação para a cirurgia e o paciente possa perder cerca de 15% do peso total, e, com isso, melhorar as condições do procedimento cirúrgico, garantindo mais segurança. A sua colocação é de acordo com a indicação clínica de cada paciente e contempla os obesos com o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 50. É importante destacar que o balão não substitui a cirurgia.

O Hospital César Cals é o único da rede pública a fazer a cirurgia de redução de maneira efetiva, desde 2002. Por mês, são realizados oito procedimentos, todos por videolaparoscopia, que é minimamente invasiva e permite uma recuperação mais rápida do paciente. Além disso, é realizado o acompanhamento de antes e depois da cirurgia, reuniões mensais com todos os profissionais envolvidos e a entrega da medicação.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals