Curso aborda uso racional de antimicrobianos

2 de junho de 2014 - 13:22

Com início marcado para quarta-feira, 4, e se estendendo por mais dois dias, 5 e 6 de junho, de 8h às 12h, o curso Uso Racional de Antimicrobianos será realizado no Hospital Geral Dr. César , unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado. Será um evento voltado para médicos, residentes e internos de medicina que atuam no HGCC.

O curso é mais uma ação voltada para esclarecimentos, discussões e diretrizes já adotadas pelo hospital sobre o uso correto dos antimicrobianos. Um dos pontos essenciais em destaque, além de ser o assunto de maior relevância é o surgimento de bactérias multirresistentes. Esse surgimento, muitas vezes, é causado pelo uso indiscriminado de antimicrobianos. Ou seja, o uso racional desses medicamentos deve ser sempre abordado para evitar que isso venha acontecer.

Serão ainda abordados assuntos voltados para o surgimento de bactérias multirresistentes e a seletividade que deve existir na escolha de medicamentos adequados, ou seja, a conduta indicada nas diversas situações clínicas em relação ao estado de saúde de cada paciente.

Essa ação pretende ainda abordar a segurança do paciente e, com isso, oferecer um atendimento com mais qualidade. Outras ferramentas que possuem os mesmos objetivos são os protocolos referentes ao uso de antimicrobianos em adultos, que já foram implantados. O livro de orientação, desenvolvido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e pela Clínica Médica, estabelece para todos os profissionais de saúde do hospital o uso racional dos antimicrobianos e proporcionar aos pacientes o tratamento adequado e correto, de acordo com as especificidades de cada caso.

PROGRAMAÇÃO

Data Tema Autor
4 de junho – Principios para Uso Racional de Antimicrobianos

– Endocardites Infecciosa

– Uso de Antimicrobianos nas Infecções Fúngicas

– Dr. Eduilton Girão

– Dr. André Macedo

– Dr. André Macedo

5 de junho – Infecções Relacionadas com Cateter Venoso Central

– Pneumonias (PAC)

– Uso de Antimicrobianos em Neutropénico Febril outros estados de Imunossupressão

– Dr. Manoel Pedro

– Dr. George Matos

– Dr. Muniz

6 de junho – Infecções do Sistema Nervoso Central Uso de Antimicrobianos de Obstetrícia

– Antibioticoprofilaxia em Cirurgia

– Multirresistentes

– Dra. Paola Lemos

– Dr. Orivaldo

– Dr. Weber

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals