Segurança do paciente é tema de oficina no Hospital César Cals

16 de maio de 2014 - 09:30

Profissionais de enfermagem do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, participam nesta sexta-feira, 16, de 8h às 17h, no Auditório de Teleconferência, da II Oficina de Prevenção do Erro Humano, que será ministrada pela professora Maria de Jesus Harada, da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo.

Ao todo, 30 enfermeiros vão discutir a aplicabilidade da Resolução da Diretoria Colegiada de Número 36 (RDC 36/2013) da Anvisa, que regulamenta as ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria na qualidade dos serviços de saúde. Para a aplicação da resolução, serão discutidos também a efetivação do Núcleo de Segurança do Paciente, para garantir o sucesso no tratamento.

O evento tem como objetivo continuar a discussão sobre temas relativos à segurança dos pacientes em um hospital de alta complexidade, como é o caso Hospital César Cals. Além disso, serão abordadas as práticas já adotadas para o melhor desempenho do atendimento destinado ao paciente e que já proporciona os cuidados essenciais para a sua integridade. Um dos exemplos é a Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, um protocolo que estabelece uma minuciosa verificação para confirmar as informações e ações necessárias para o sucesso dos procedimentos cirúrgicos. Para a realização das cirurgias, as informações sobre o paciente e a intervenção são checadas e confirmadas em um formulário que compreende três fases específicas: antes da anestesia, antes da incisão cirúrgica e antes do paciente deixar a sala de operação.

Os cuidados com a segurança do paciente estão inseridos nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde, desde 2004, quando foi lançada a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, na busca pela orientação, prevenção e reflexão nas práticas de cuidados de saúde. Essas soluções são aplicadas em todos os países do mundo, sem requerer grandes investimentos financeiros.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals