Controle de infecção é tema de evento no Hospital César Cals

2 de maio de 2014 - 15:38

As ações contra infecções hospitalares são determinantes para um tratamento de qualidade e cada vez mais eficaz. Pensando nisso, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Geral Dr. César Cals realizará a Campanha Interna de Prevenção de Infecção Hospitalar, de 12 a 16 de maio. Terá como objetivo orientar os profissionais a maneira correta de higienização das mãos. A atividade faz parte das comemorações pelo dia Nacional de Prevenção da Infecção Hospitalar.

O evento é uma maneira de reforçar aos profissionais todas as diretrizes já trabalhadas no hospital para o controle de infecções, e também para lembrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado em cinco de maio, como o primeiro desafio global para a segurança do paciente, e o Dia Nacional da Prevenção da Infecção Hospitalar, comemorado em 15 de maio. A programação constará de visitas em todas as enfermarias e setores do HGCC para sensibilizar sobre a importância da higienização das mãos como a medida mais eficaz no controle das infecções hospitalares.

O papel do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar está em notificar, prevenir, alertar e realizar ações de formação e conscientização dos profissionais. As infecções relacionadas à assistência em saúde constituem um problema grave e um grande desafio, exigindo dos profissionais ações efetivas de prevenção e controle a serem desenvolvidas sistematicamente, para uma redução da incidência e da gravidade destas infecções.

Uma das maneiras mais simples e que hera resultados satisfatórios está na conduta de higienização das mãos. Essa atitude é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas muito importante no controle das infecções.  Por esse motivo, tem sido considerado um dos passos mais importantes para a prevenção de infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes.

Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463