Hospital César Cals recepciona novos residentes

6 de março de 2014 - 15:28

Ao todo, 28 novos residentes iniciaram na manhã desta quinta-feira, 6, o programa de residência médica do Hospital geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado.  De acordo com a área escolhida, o programa pode durar até três anos. São seis especialidades: clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, endoscopia, reumatologia e urologia.

A recepção teve dois momentos oficiais. Na primeira parte, foi realizada uma apresentação de toda unidade hospitalar, como a Direção, coordenadores e chefias de serviços. Também nesse momento, o coordenador da Comissão de Residência Médica, José Gerardo Araújo Paiva, apresentou o programa e fez um resgate histórico da residência no Brasil, no Ceará e no HGCC. Ele ressaltou a formação histórica do Hospital César Cals e citou a contribuição do hospital para a formação de novos profissionais.

Num segundo momento, os novos residentes tiveram a oportunidade de tratar sobre a pesquisa a ser desenvolvida durante o tempo de permanência no hospital e a elaboração da monografia de conclusão.

Coordenadores de serviço e preceptores abordaram em suas falas que o hospital oferece oportunidades e estruturas adequadas para a formação profissional. Também foi destacado a disponibilidades dos preceptores e a interação entre todas as especialidades. Por fim, a produção científica foi um tema destaque apresentado aos residentes, considerando que a residência do HGCC está estruturada na assistência, no ensino e na pesquisa.

Os 28 novos residentes foram aprovados no processo seletivo para a Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) 2013, realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/Ce, vinculada da Secretaria da Saúde do Estado.

Veja a galeria de imagens

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals