Rede Universitária de Telemedicina é inaugurada no Hospital César Cals

26 de fevereiro de 2014 - 16:01

A discussão clínica e diagnóstica entre hospitais, universidades e instituições de educação em saúde será uma das conquistas do núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, que, a partir desta quarta-feira, 26, passa a fazer parte dos 91 núcleos já espalhados pelo Brasil.

A solenidade de inauguração já foi uma mostra da interatividade e da parceria que irá permitir a troca de experiências e a difusão dos conhecimentos em saúde. Diretamente do Hospital São José, em Fortaleza, foi transmitida a inauguração de três novos núcleos: Hospital César Cals, Hospital São José, ambos da rede Sesa, e a Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis. Outras instituições participaram por meio de videoconferência e saudaram os mais novos integrantes.

Para José Walter Correia, diretor médico do HGCC, a tecnologia adotada pela rede de telemedicina irá confirmar o papel do César Cals como hospital de ensino, em seus 86 anos de atuação e dedicação à saúde no Ceará. Ele ressaltou ainda que o hospital é referência, em todo estado, nos serviços de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia. Carlos Bruno da Silva, coordenado do núcleo RUTE no Hospital César Cals mencionou que “como centro de pesquisa o hospital passa a ser também um centro de disseminação e recepção do conhecimento científico”.

Rede Universitária de Telemedicina (Rute), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e visa o apoio e o aprimoramento de projetos já existente em telemedicina, bem como a o incentivo ao surgimento de novos trabalhos interinstitucionais e a participação nos grupos de discussões já existentes e os podem ser criados pelas as instituições participantes.

Clique aqui a veja a galeria de imagens

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals