Hospital César Cals alerta contra câncer de próstata

14 de novembro de 2013 - 03:00

Os homens do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual da saúde, serão surpreendidos, nesta segunda-feira, 18, pelos funcionários do Serviço Especializado em Saúde Segurança Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Eles abordarão os pacientes, funcionários e visitantes homens do hospital para alertar sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

A ação começa logo na porta de entrada da unidade e se espalha por todo o hospital, com a distribuição de panfletos explicativos, cartilhas e conversas com os homens para orientar e tirar as principais dúvidas. “Nós vamos falar sobre o exame, qual a faixa etária para realizá-lo, qual o profissional médico deve ser procurado, conversar sobre as dúvidas”, conta Joana D’arc de Alencar Campos, técnica em segurança do trabalho. Os homens também vão receber a fita azul e o bigode, como símbolo da campanha do Novembro Azul.

Com essa atividade, o SESMT e a CIPA do Hospital César Cals pretendem conscientizar os homens sobre a prevenção. Para se ter uma ideia, só no ano de 2012, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. No Brasil, depois do câncer de pele, o de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Já no Ceará, a estimativa é que em 2013 sejam registrados 2.110 novos caso, sendo 490 só em Fortaleza.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals