Atividades e orientações marcam o Dia do Diabetes no HGCC

13 de novembro de 2013 - 03:00

Nesta quinta-feira, 14, Dia Mundial do Diabetes, o Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, promove uma manhã de serviços para os funcionários, visitantes e acompanhantes. O evento é uma promoção do Serviço Especializado em Saúde Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com o Centro de Nutrição e Dietética do hospital (CENUD).

As atividades terão início às 8h30 e devem se estender até às 11h30. Os participante poderão realizar medição da dosagem de glicemia e pressão arterial, além de verificar o peso e as medidas pelas nutricionistas. Será também a oportunidade de receber dicas de alimentação saudável, por meio da entrega de panfletos educativos. Cartazes também informarão sobre os cuidados com a saúde.

Com essa ação, o HGCC busca detectar, analisar e cuidar da saúde de seus funcionários. É uma maneira de alertar para prevenção do diabetes. Quem participar das atividades, receberá o laço azul, como alerta e símbolo pelo dia do diabetes e também pelo cuidado com a saúde do homem, especialmente o câncer de próstata. Eles receberão orientações e informações sobre como devem proceder, em casos que apresentam alteração das medidas, da pressão arterial e das taxas de glicose, tudo em um cartão explicativo.

A data de 14 novembro foi escolhida como Dia Mundial do Diabetes por conta do nascimento de Frederick Banting, que junto com Charles Best, descobriram a insulina em 1921. A marca do Dia Mundial do Diabetes é um círculo azul. Esse símbolo foi criado como parte da campanha de conscientização “Unidos pelo Diabetes” e adotado em 2007 para comemorar a aprovação da Resolução das Nações Unidas sobre o Dia Mundial do Diabetes. O círculo, em muitas culturas, significa vida e saúde e a cor azul simboliza o céu, a união de todas as nações e a comunidade internacional do diabetes.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals