Envio de resumos e trabalhos para jornada foi adiado

22 de outubro de 2013 - 03:00

O prazo para o envio de trabalhos científicos para serem apresentados na V Jornada Científica do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade de saúde da rede Sesa, foi adiado para o dia 25 de outubro. Os trabalhos devem ser entregues no Centro de Estudos do HGCC (CEAP), na Avenida do Imperador, 372, Centro, Fortaleza.

A V Jornada Científica, que está dividida em dois momentos, com cursos pré-congresso e programação principal, que abordará o tema terapêutica medicamentosa em hospital público, contará com apresentação de trabalhos em formato de pôster, além das mesas de debates, simpósios e colóquios.

Algumas regras devem ser observadas para a publicação e apresentação.  O CEAP divulga as normas para elaboração de resumo e dos pôsteres.

Normas para elaboração do resumo

Os resumos dos trabalhos deverão ser encaminhados à Comissão Cientifica da Jornada do HGCC, no período de 20 a 25 de outubro. Serão aceitos resumos de trabalhos desenvolvidos no HGCC e em outras instituições de saúde.

Os resumos dos trabalhos científicos deverão ser elaborados de forma estruturada no programa em Word 2007- 2010, contendo as seguintes informações:

Título – Deve identificar com clareza a natureza do trabalho e ser escrito em letras maiúsculas com até 100 caracteres e com no máximo 13 palavras, incluindo espaços. Não utilizar abreviaturas.

Autores – Máximo de 5 (cinco) autores, devendo o apresentador estar inscrito na jornada. Podem ser listados como autores somente aqueles que participaram diretamente da pesquisa ou da elaboração do trabalho e, portanto, em condições de assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo.

Os nomes dos autores devem vir sucedidos da numeração correspondente à titulação e instituição de vínculo em sobrescrito, abaixo do título com alinhamento à direita, segundo exemplo abaixo: Ex: José Silva1, Maria Silva2.
A descrição da numeração deve estar descrita em nota de rodapé, letra Arial 8 e constar de titulação e instituição (ões) a qual se encontram vinculados.

Corpo do resumo
– Deverá ser estruturado, sem parágrafo e não deverá exceder 2500 caracteres com espaço. A letra deverá ser Arial 12. Deve conter, obrigatoriamente: Introdução; Objetivos; Método (tipo de estudo, descrição dos procedimentos empregados para a realização da pesquisa, bem como, local, amostra, tratamento estatístico e aspectos éticos ( o autor deverá respeitar os preceitos éticos em pesquisa em seres humanos de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde); Resultados e Conclusões. Descritores- Utilizar 3( três) descritores aprovados pelo DECS ou MESH.

Envio – Os resumos deverão ser enviados exclusivamente em 3 (três) vias, impressas. Após a avaliação da banca, o autor será contactado, via e-mail, e será responsável pela correção das sugestões da banca avaliadora e entregar no prazo de 10 dias a contar da data de comunicação do resumo corrigido em CD, na secretaria do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento em Pesquisa CEAP do Hospital Geral Dr. César Cals, na Avenida do Imperador 372, Centro, Fortaleza .

Normas para elaboração de pôster

1.    O trabalho deve ter a seguinte sequência:

Título – escrito em letra com tamanho mínimo de 1,2 cm de altura, correspondendo ao corpo da fonte 48 ou 50 da fonte Times New Roman.

Autores – nome do autor (ou autores) escrito abaixo do título em letras com tamanho no mínimo de 1 cm de altura (fonte 36). No máximo cinco autores.

Nome da instituição a que pertence e o(s) autor(es)  escritos em letras com tamanho mínimo de 1,0  cm de altura (fonte 36).

Introdução (com descrição de objetivo).

Metodologia ou  Material e métodos, Resultados e discussão e Conclusão ou Considerações Gerais deverão ser redigidos de forma resumida, contendo apenas as informações essenciais, utilizando apenas a primeira letra maiúscula  com tamanho mínimo de 0,8 cm;
Referências – citar somente as principais, no mínimo três referências.

2. As tabelas e Figuras deverão ser preparadas de forma concisa e clara, com legendas explicativas com tamanho de letra fonte 36.

3. As Fotos deverão ter uma legenda explicativa. Utilize impressão legível a uma distância de 2 m.

4. O Pôster será de 90 cm de largura por 120 cm (0,90 x 1,20 m) de altura.

5. Para apresentação dos trabalhos na Sessão Pôster serão disponibilizados painéis em local especial, onde deverão ser fixados nos horários estabelecidos na programação pelo próprio responsável pelo pôster, devendo o mesmo trazer o material necessário para sua fixação. Neste espaço está incluída uma área para conter o número do pôster.

8. A Organização da jornada não se responsabilizará pelos pôsteres afixados e os mesmos deverão ser retirados pelos autores ao final da jornada.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals