Dia da Criança também é dia de doar leite

11 de outubro de 2013 - 03:00

A doação de leite humano é um ato que salva vidas. Os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual da saúde, necessitam de pelo menos 10 litros de leite por dia. Por isso a importância da doação. Quanto mais leite, melhor.

Nesse sábado, 12 de outubro, Dia da Criança, assim como em todo final de semana, o banco de leite humano do HGCC funciona normalmente, de 7h às 19h, todo dia, para atendimento por telefone, pelo número 0800 286 5678, pelo email bancodeleite@hgcc.ce.gov.br , pessoalmente no próprio banco, que fica na Avenida do Imperador, 545, Centro, além ida à casa da doadora para buscar o leite doado, bem como auxiliar a mãe na amentação, tirar dúvidas e orientar.

A mãe que está amamentando e tem excesso de leite é uma potencial doadora. Sua ação ajuda a salvar vidas e a diminuir o tempo de internação na UTI. Mais que um ato de solidariedade, é uma ato de amor e vida.

Para realizar a doação, é necessário que alguns cuidados sejam observados. A mãe deve lavar bem as mãos, coletar o leite num copo descartável, logo após, colocar num vidro esterilizado de maionese ou café solúvel, com tampa plástica, e identificá-lo com o nome da mãe e a data. O leite deve ser acondicionado no congelador. Quando a mama estiver cheia novamente, deve ser feita uma nova coleta e guardar o leite no mesmo vidro. O prazo de validade para doação é de até 10 dias.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals