HGF é o primeiro hospital com os Conselhos Gestor e Consultivo instalados

20 de agosto de 2013 - 19:50

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, instalou na manhã de terça-feira, 20 de agosto, o Conselho Gestor e o Conselho Consultivo do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), empossando os integrantes. Na segunda-feira, 19, o HGF promoveu a eleição dos representantes dos servidores públicos nos dois conselhos. “No início, o Conselho Gestor e o Conselho Consultivo estarão permanentemente reunidos”, disse Arruda Bastos, destacando a urgência das discussões e o encaminhamento de ações para melhorar o funcionamento do hospital. A próxima reunião presencial dos conselhos do HGF já foi marcada para quinta-feira, 29 de agosto.

O diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, também faz parte do Conselho Gestor. De acordo com ele, “o grupo tem como primeira missão traçar o perfil atual da urgência e emergência para que a partir daí sejam apontadas soluções em prol de agilizar o atendimento”. Durante a posse dos Conselhos, o diretor geral informou ainda que já na próxima semana será definido o cronograma das atividades. “Vamos fazer uma apresentação e já relatar um diagnóstico das possíveis soluções a curto, médio e longo prazo. O acompanhamento, aprimoramento e execução das tarefas serão pontos monitorados de perto”, disse.

Segundo a portaria assinada pelo secretário Arruda Bastos e publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 7 de agosto, o Conselho Gestor é  formado por gestores da Sesa, o diretor do HGF, o representante dos profissionais do hospital (Edmar Jacó Bezerra Júnior, eleito pelos servidores públicos do hospital) e ainda por um representante da Secretaria da Fazenda do Estado (Marcos Antônio Silva Saraiva), um representante da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado e um representante da Universidade Estadual do Ceará (Glaucia Posso). Sobre as competências do Conselho Gestor, Arruda Bastos ressaltou a atualização do regimento interno do HGF, a articulação com parceiros a ampliação da oferta de leitos de retaguarda para pacientes de maior complexidade e a implementação de ações internas para reduzir a lotação da emergência.

O Conselho Consultivo é formado por dois representantes da Sesa ( Mariano Freitas e Alexandre Mont`Alverne), um representante da diretoria do hospital ( Geusa  Dantas Lelis), um representante dos profissionais do hospital (Márcia Caminha de Lima, eleita pelos servidores públicos do hospital), um representante do Conselho Regional de Medicina no Ceará, um representante do Conselho Regional de Enfermagem no Ceará (Regina Claudia Furtado Maia), um representante da Secretaria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Willames Freire Bezerra), um representante da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza ( Francisco Pereira de Alencar) e um representante do Conselho Estadual de Saúde. Da primeira reunião, representando o Cesau, quem participou foi o presidente do Cesau, João Marques de Farias.  O representante permanente do Cesau no Conselho Consultivo do HGF ainda será definido.

Na presença dos diretores dos hospitais da rede Sesa, Arruda Bastos informou que até o final de setembro todas os hospitais da rede pública estadual farão a instalação dos seus conselhos consultivo e gestor. O próximo a eleger as representações dos servidores e a instalar os dois conselhos será o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). Na sequência, virão o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital São José, Hospital José Martiniano de Alencar e Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara