Programa de Assistência Domiciliar do HGCC atende 20 pacientes

30 de janeiro de 2013 - 03:00

Todos os dias, a equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, do Programa de Assistência Domiciliar – PAD, do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, realiza visitas às casas dos pacientes atendidos pelo programa, que já existe há 12 anos, de acordo com a Portaria 2416 do Ministério da Saúde, que estabelece os critérios para a realização de programa de internação domiciliar no âmbito do SUS..
 

O programa tem como objetivo promover a assistência multiprofissional, a partir de cuidados paliativos, clínicos e medicamentosos, como realização de curativos, orientações sobre uso da medicação, aspiração, continuidade dos movimentos, orientações de postura e de movimentos básicos, como deitar, levantar. Além disso, há também o desenvolvimento de um trabalho para resgatar os vínculos familiares, bem como assegurar os direitos dos pacientes como usuários e cidadãos.

De acordo com o enfermeiro Clécio Rhustem de Melo, integrante da equipe, o PAD proporciona a desospitalização do paciente, o que evita a infecção hospitalar. O perfil de participação está ligado a um diagnóstico de doenças degenerativas crônicas, hipertensão, diabetes mellitus, sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), dependentes de oxigenoterapia  e ter desenvolvido escaras.

 

Por meio do programa, o HGCC garante a equipe multiprofissional em domicílio, material médico hospitalar, medicamentos, mobiliário e oxigênio. Atualmente, o Hospital César Cals garante atendimento a 20 a pacientes em casa.

 

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals