Banco de leite do HGCC funciona normalmente nos feriados de natal e ano novo

19 de dezembro de 2012 - 03:00

 São dois feriados próximos: natal e ano novo, mas durante os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, o funcionamento do Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, será normalmente, de 7h às 19h. Os serviços de doações, informações, orientações e atendimento no banco serão mantidos. Isso acontece também nos dias de vésperas, 24 e 31 de dezembro.

Para uma comunicação direta e rápida com o banco, qualquer pessoa pode ligar gratuitamente para o número 0800 286 5678. Uma equipe especializada estará de plantão para realizar o atendimento. As mães podem entrar em contato com o hospital para tirar dúvidas, esclarecimentos sobre amamentação, orientações, entre outros.

O HGCC espera ainda contar com a solidariedade das mães para a doação. A enfermeira Célia Cardoso ressalta que antes de viajar ou mesmo aquelas mães que permanecerão na cidade podem entrar em contato para realizar a doação. O leite humano é vida para os bebês internados na UTI neonatal. Eles necessitam de leite para uma recuperação mais rápida e efetiva.  Ao doar, as mães ajudam a manter o estoque de leite do banco. Qualquer mães que tem excesso de leite pode doar.

Quanto mais doação melhor. Atualmente, o HGCC precisa de pelo menos 15 litros diários para atender a demanda dos bebês internados. Quando são alimentados com leite humano, o tempo de internação na UTI pode ser reduzido pela metade e os bebês crescerão mais fortes e saudáveis.

Benefícios do leite materno:

Estudos mostram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos no mundo. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento. De acordo com o Unicef, no Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida.

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mães. Auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. A amamentação fortalece ainda o vínculo afetivo entre mãe e filho.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, vômitos, diarréia, pneumonias, bronquiolites e meningites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

 
SERVIÇO:
Banco de Leite do Hospital Geral César Cals – Avenida do Imperador, 545, Centro – (0800 286 5678)

 

 
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals