Banco de Leite Humano

18 de outubro de 2012 - 17:00

O Banco de Leite Humano do HGCC (BLH) é um centro de lactação especializado em promover, apoiar e proteger a amamentação, incluindo atividades de orientação preventiva e curativa de problemas mamários, prolongamento do período de amamentação como também indução da lactação, ou seja, induzir a mama a produção de leite humano, mesmo que ela já tenha parado sua produção.

Além dessas atividades, O BLH executa atividades de importância como coleta do leite de forma criteriosa, armazenamento adequado para que o leite não perca suas propriedades nutricionais e imunológicas , processamento por meio da pasteurização, rigoroso controle de qualidade e distribuição do leite de acordo com a prescrição médica.

Cientificamente, está comprovado que o recém-nascido prematuro e/ou com doente tem as chances de recuperação mais elevadas e viver com qualidade, se a alimentação com  leite humano for proporcionada, durante o período de privação das mamadas no peito da mãe.

O Banco de Leite Humano do HGCC, Centro de Referência Estadual desde o ano de 2000, foi implantado em agosto de 1995 e é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição. Atendemos à demanda da Unidade Neonatal do HGCC, outras seis Unidades Neonatais de Fortaleza (Cura Dar’s, Waldemar de Alcântara, Gonzaguinha de Messejana, Gêneses, Gastroclínica e Hospital Geral de Fortaleza) e ainda atende às cidades de Sobral, Baturité, Crateús, Canindé, Itapipoca e Cascavel, com coleta de 15litros de leite/dia. Nosso atendimento diário é de 50 duplas mãe/filho, provenientes de outras maternidades, e 70 mães internas com filhos da Unidade Neonatal e Alojamento Conjunto do HGCC, com funcionamento diário, de 7h às 19h, inclusive finais de semana e feriados.

A equipe especializada no acolhimento, assistência e manejo do leite humano coletado conta agora com uma nova estrutura que foi completamente reformada e ampliada, com 14 espaços especializados para cada tipo de serviço, obedecendo as disposições contidas na RDC/Anvisa Nº 189/2003, o que possibilita inclusive novos espaços privativos para atendimentos individuais.

O Serviço de Aleitamento materno do HGCC foi implantado em maio de 1991. Em 1994, o Hospital Geral Dr. César Cals foi reconhecido como “Hospital Amigo da Criança” pelo ministério da Saúde e o Fundo das nações Unidas para a Infância (UNICEF). O Prêmio corresponde ao cumprimento do “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”. Eles visam a mudança de rotinas hospitalares por meio da mobilização de pessoal e profissionais de saúde envolvidos envolvidos nos cuidados da díade mãe e bebê. Desde então, o HGCC passou a ser centro de treinamento e capacitação para todos os hospitais do estado do Ceará para a implantação da Inciativa Hospital Amigo da Criança. Dos 29 hospitais que já receberam o título no Ceará, 23 foram capacitados no HGCC. Anualmente há uma nova avaliação para garantir o reconhecimento.

Como marco histórico, foi o HGCC que realizou o primeiro Curso de Aconselhamento em Amamentação do Brasil, em 1996, seguidos de mais cinco cursos, capacitando profissionais do Norte e Nordeste e 11 cursos para profissionais de estado do Ceará.

O HGCC disponibiliza uma linha exclusiva, o Disque Amamentação, para as mães, maternidades e postos entrarem em contato com o Banco de Leite do Hospital. O contato pode ser feito pelos números 3101 5367 e gratuitamente por 08002865678. Qualquer pessoa pode ligar para tirar dúvidas, receber orientações, esclarecimentos e informações sobre aleitamento materno, bem como agendar a vista da equipe para buscar o leite doado na casa das doadoras.

Bancos de Leite Humano no Estado do Ceará

Postos de Coleta de Leite Humano no Estado do Ceará