Dia do Endoscopista no HGCC será marcado pela realização de exames

18 de julho de 2012 - 16:46


O dia nacional do médico endoscopista é comemorado em 25 de julho. Para a programação, o Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, realiza, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia – Regional Ceará (SOBED – CE), um dia inteiro voltado para a realização de exames endoscópicos.

As comemorações terão início às 8h, com a distribuição de panfletos informativos sobre a importância do exame, também será transmitido um vídeo sobre a especialidade médica em endoscopia, a atuação do médico especialista e os diversos exames relacionados à especialidade. O momento principal da programação será a realização de um atendimento especial para pacientes encaminhados pelo posto de saúde, agendados para a realização do exame de endoscopia. Ao todo, devem ser atendidos cerca de 40 pacientes com indicação para o exame.

De acordo com Ricardo Rangel de Paula Pessoa, o Serviço de Endoscopia do Hospital Geral César Cals é responsável pela realização de procedimentos endoscópicos mais complexos, como endoscopia alta, colonoscopia, CPRE e ultrassonografia endoscópica. Para se ter uma idéia, todo mês, são realizados mais de 800 exames.

O Setor ainda desempenha procedimentos terapêuticos, como a colocação de próteses esofágicas e do balão intragástrico para o tratamento da obesidade. O HGCC foi o primeiro hospital público do Nordeste a oferecer os exames de ultrassonografia endoscópica. Além disso, contribui para a formação de especialistas, tendo iniciado a residência em endoscopia no de 2010.

Conheça mais

O nome Endoscopia vem do latim e significa “olhar por dentro”. Por isso, quando o paciente é submetido a um exame endoscópico, o paciente permitindo ser visto por dentro. A endoscopia mais comum é o exame do esôfago, estômago e duodeno, realizado através da boca, há ainda exames mais especializados. Com o passar do tempo, surgiram tratamentos realizados por meio da endoscopia. Hoje em dia, é possível a realização de uma infinidade de cirurgias sem cortes por meio dos orifícios naturais do corpo.

Por isso a endoscopia é uma especialidade realizada principalmente pelo médico endoscopista, mas também por outros especialistas que atuam na área, como proctologistas, otorrinolaringologistas, cirurgiões e pneumologistas.

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals