Mês de férias também é tempo de doação de leite humano no HGCC

17 de julho de 2012 - 16:00

 

No mês de férias, a oportunidade para doar leite humano pode ser antes e depois das viagens. Aproveite o momento e ligue grátis para o Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede estadual de saúde. Faça sua doação, tire dúvidas, receba orientações sobre amamentação ou agende uma visita para atendimento especializado.

 

O número 0800.286.5678 é o meio mais fácil de entrar em contato. O banco funciona todos os dias, inclusive fins de semana e feriados, de 7h da manhã às 19h. Uma esquipe especializada está pronta para atender qualquer mãe que precise de orientação em relação à amamentação e doação de leite.

A doação de leite é uma ação simples e que salva vidas. Quem mais agradece são os bebês internados da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HGCC. Além da alta tecnologia a que eles têm acesso para se tornarem mais saudáveis e consequentemente poder ir para casa com a família, o leite humano é o alimento ideal, que além de ajudar no desenvolvimento, pode diminuir o tempo de internação pela metade.

De acordo com a enfermeira Cristina Rabelo, os benefícios da doação também se estendem às mães. Ao doarem, há o estímulo para o aumento da produção de leite, prevenção do ingurgitamento mamário, conhecido como mama empedrada, e da mastite, que é a inflamação da mama.

As mães que doam contribuem para manter o estoque de leite do banco. Todo dia, são necessários cerca de 15 litros de leite. Quanto mais leite, melhor. O leite doado é pasteurizado no próprio hospital, o que beneficia também outros hospitais de várias regiões do estado.

Benefícios do leite materno:

Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, diarréia, pneumonias, bronquiolites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

 

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals