HGCC agora é Unidade Interligada de Registro Civil

5 de julho de 2012 - 18:10

O Posto Avançado de Registro Civil do HGCC mudou de denominação e função. Agora, no Hospital Geral Dr. César Cals, os pais têm acesso à Unidade Interligada de Registro Civil, uma rede de postos espalhada por todo o Brasil que facilitará o registro de bebês nascidos nas maternidades onde realizam registros. O HGCC é o primeiro do Ceará e o terceiro do Brasil a funcionar com o novo modelo, repetindo o pioneirismos de ser o primeiro hospital público do Ceará a realizar o registros de bebês nascidos na maternidade.

O novo sistema faz parte da normatização do Conselho Nacional de Justiça por meio do provimento 13, que criou e normatizou o procedimento para os registros de nascimento feitos nas unidades de saúde. Os registros passam a ser feitos pela internet com certificado digital, formalizando o covênio entre hospitais e cartórios.

De acordo com Sara Frota Marcelo, coordenadora do Centro de Assistência Social, o novo procedimento tem suporte em um sistema mais seguro e moderno, que garantirá um acesso fácil e amplo a todos os cartórios interligados em todo o país.

As facilidades e vantagens permitem que uma mãe do interior do estado, por exemplo, que tenha dado à luz em Fortaleza, possa registrar o seu filho no HGCC, mas com referência ao cartório de sua cidade de origem, desde que este esteja interligado ao sistema. “Os pais podem escolher entre o cartório do município do parto e o cartório do município de residência”, garante Danilo Silva, escrevente de cartório.

Dessa maneira, os pais de outros municípios não precisarão mais esperar a alta da mãe e da criança e retornar para as suas respectivas cidades para realizar o registro. “Mesmo sendo de outras cidades, a mãe já pode registar aqui no hospital, como se fosse na sua cidade”, confirma Sara Frota.

O serviço de registro civil teve início no HGCC em 2008. De lá para cá, cerca de 7300 bebês já foram registrados. Somente no primeiro semestre de 2012, esse número é de 945 registros. Além disso, toda criança nascida no Hospital César Cals já sai com todas as vacinas tomadas, exames realizados e consultas de retorno marcadas para acompanhamento ambulatorial.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals