Semana do Meio ambiente do HGCC começa na sexta-feira, 1

29 de maio de 2012 - 15:28

Com o título “Meio ambiente é vida. Preservá-lo é preciso”, a Semana do Meio Ambiente do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, tem início na sexta-feira, 1º de junho, às 8h, e vai até quarta-feira (6). Com uma programação vasta e diversificada, a abertura contará com a presença da banda de música do Corpo de Bombeiros do Ceará. O diretor do hospital, Valdy Menezes, fará a abertura na qual destacará a importância das ações relacionadas ao meio ambiente dentro da unidade hospitalar.

Na programação, o destaque vai para as palestras que tratam sobre temas como “Controle de pragas e vetores hospitalares”, Insineração de resíduos infectantes e químicos”, “Etapas do manejo de resíduos com ênfase na coleta seletiva”, “Coleta, transporte e disposição final de resíduos comuns e infectantes”, “Educação ambiental no processo de gestão ambiental pública”  e “Arborização e reflorestamento”.

De acordo com o coordenador da Gerência de Vigilância Sanitária do Controle Ambiental do HGCC, Maurílio Cardoso, a realização da semana do meio ambiente faz parte das estratégias do planejamento estratégico do hospital. “Procuramos implementar ações de responsabilidade socioambiental, com a finalidade de informar educar e conscientizar os funcionários e usuários acerca da importância e necessidade da promoção de ações para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais”, destaca Cardoso.

Os participantes poderão ainda, no último dia do evento, fazer a troca de frascos de vidro vazios de maionese ou café solúvel por mudas de árvores. Além de ajudar na preservação do meio ambiente, estarão contribuindo com o banco de leite humano do HGCC, onde os frascos serão utilizados para guardar o leite doado.

01/06/2012 – Sexta-feira
8h30 às 9h30 – Área da Recepção Principal
Tema: Abertura
Coodenação: Gerência de Vigilância e Controle Ambiental – GVCA
Palestrantes: Valdy Ferreira de Menezes (diretor do HGCC) / Maurílio Cardoso.
Banda de Musica do Corpo de Bombeiro

04/06/2012 – Segunda-feira
14h às 14h50 – Auditório II do CEAP (ANEXO)
Tema: Incineração de resíduos infectante e químico – Etapas do processo de incineração.
Palestrante: Kenealissan Henrique Gomes – Gestora ambiental da MARQUISE S.A.

15h às 15h50 – Auditório II do CEAP (ANEXO)
Tema: Etapas do manejo dos resíduos de serviços de saúde, com ênfase na coleta seletiva dos materiais recicláveis
Palestrante: Expedito Maurílio Cardoso – TSA/ Sanitarista e Gestor da GVCA do HGCC

05/06/2012 – Terça-feira
Tema: Controle de pragas e vetores – Barreiras físicas e tratamento químico
Palestrante: Dr. Romualdo Rosário – Engº Químico da BIOTEC.

Tema: Riscos Ambientais e Biológicos nos Serviços de Saúde NR 32
Palestrante: Maria Ozana Cavalcante – Enfermeira do Trabalho

06/06/2012 Quarta-feira

14h às 14h50 – Auditório II do CEAP (ANEXO)
Tema: Coleta, transporte e disposição final dos resíduos comuns e infectante
Palestrante: Vanessa Patrícia de Lima Dantas – Técnica em Meio Ambiente da BRASLIMP

15h às 15h50 – Auditório II do CEAP (ANEXO)
Tema: Educação Ambiental no Processo de Gestão Ambiental Pública.
Palestrante: Rômulo George de Sales e Silveira – Analista Ambiental do IBAMA

16h às 16h50 – Auditório II do CEAP (ANEXO)
Tema: Arborização e Reflorestamento Urbano
Palestrante: Deodato Ramalho – Ex-Secretario da SEMAM do Município de Fortaleza.

Wescley Jorge (ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals