Profissionais e população são alertados para cuidados com a dengue

27 de abril de 2012 - 19:59

Com a preocupação de evitar o agravamento dos casos de dengue e óbitos, a Secretaria da Saúde do Estado alerta os profissionais de hospitais, UPAs 24h e postos de saúde para o diagnóstico precoce a partir dos sintomas e sinais de alarme da doença. Fez a distribuição de fluxograma, com a classificação de risco e manejo do paciente, para as unidades de saúde da capital e do interior. O fluxograma, elaborado e atualizado pelo Ministério da Saúde, mostra passo a passo como os profissionais devem tratar o paciente com dengue diante dos sinais de alarme. Entre eles, dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, diminuição da urina, queda abrupta de plaquetas e desconforto respiratório. Iniciar hidratação dos pacientes de imediato de acordo com a classificação do caso, enquanto aguarda exames laboratoriais é destacada no fluxograma.
Mobilizar a população
Com o objetivo de reforçar as ações de mobilização da população para os cuidados com a dengue, a Sesa reunirá representantes das 16 instituições que integram o Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue na próxima quinta-feira, 3, às 14 horas. A reunião ocorrerá na sede da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Além de chamar a atenção das instituições para ampliação das ações que mobilizam os moradores para a prevenção dentro de casa, com a eliminação de depósitos que servem de criadouros do mosquito Aedes aegypti, será apresentado o perfil atual da doença nos municípios cearenses. Entre as instituições que formam o Comitê, estão as secretarias de saúde do Estado e do município de Fortaleza, Corpo de Bombeiros, 10º Região Militar, Secretaria da Educação do Estado e de Fortaleza, Sesc, Cagece, UFC, UECE, Câmara de Dirigentes Lojistas, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Assembleia Legislativa do Estado.

Como a população pode ajudar no combate à dengue

– manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito

– jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc

– guardar garrafas, para retorno ou reciclagem, emborcadas e em local em que não acumulem água

– colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada

– não jogar lixo em terrenos baldios

– manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana

– manter bem tampados tonéis e barris d’água

– não deixe água acumulada sobre a laje

– encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta ou lavá-los com escova, água e sabão semanalmente

– lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água

– remover folhas e galhos e tudo o que possa impedir a passagem da água pelas calhas

– se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos, uma vez por semana

– lavar semanalmente, principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios utilizados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.