Mais de 8 mil bebês já saíram do César Cals e HGF com registros civis

22 de março de 2012 - 18:18

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado, foi o primeiro hospital do Nordeste a implantar o Posto Avançado de Registro Civil, em 7 de agosto de 2008. Unidade de referência terciária em ginecologia e obstetrícia, o HGCC realiza em média 450 partos por mês e, até a última semana, 6.965 crianças nascidas lá foram registradas no próprio hospital, garantindo a elas a certidão de nascimento, direito básico para o pleno exercício da cidadania. O próprio HGCC estima que nesta sexta-feira, 23 de março, o Posto Avançado atinja o número de 7.000 registros civis feitos no próprio hospital. O Posto Avançado de Registro Civil do HGCC funciona de segunda a sexta-feira das 10 às 12 horas e, aos sábados, das 13 às 17 horas.

Outra unidade que conta com seu Posto Avançado de Registro Civil é o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), com funcionamento às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h30min às 17 horas. Implantado no dia 15 de maio de 2009, o posto do HGF fez até esta quinta-feira, 22 de março, 1.857 registros civis. Com 22 leitos e cinco berçários de médio risco, a maternidade do Hospital Geral da Polícia Militar José Martiniano de Alencar voltou a funcionar com internações em agosto de 2011, depois que a unidade foi incorporada à rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado. Com capacidade de realizar 200 partos por mês, o hospital terá até ainda este semestre o Posto Avançado de Registro Civil.

Para ampliar o acesso a documentação básico e o direito ao pleno exercício da cidadania, além de implantar os Postos Avançados de Registro Civil nas três unidades da rede que realizam partos, a Secretaria da Saúde do Estado também equipou o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) com o laboratório de biologia molecular para a realização de exames de DNA. Em três anos, a partir de 2009, o Lacen realizou 8.787 exames de comprovação de paternidade, assegurando aos filhos o direito de saber quem são os pais e, consequentemente, o direito às famílias, com a paternidade confirmada, de reivindicar pensão na justiça.

Leia mais
– STDS lança campanha pela certidão de nascimento