Doação de leite salva vidas de bebês no Hospital César Cals

6 de janeiro de 2012 - 17:51

 

 

 

Quando Luiza Fiuza Otoch visitou o Hospital Geral Dr. César Cals para conhecer o banco de leite, ela teve a oportunidade de entender melhor como funciona uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e a importância do leite doado para os bebês. “Ao voltar para casa, fiquei sensibilizada e compreendi como a doação é necessária”, ressalta Luiza. Desde quando sua filha, Júlia, nasceu, em outra maternidade, no último dia 28 de dezembro, ainda em 2011, ela passou a dor leite para o HGCC. Duas vezes por semana, ela recebe a visita da equipe que busca o leite em sua casa. Ela chega a mandar cerca de 10 vidros de leite semanalmente.

São mães como Luiza que fizeram com que o banco de leite do Hospital César Cals coletasse quase 2 mil litros de leite em 2011. Para se ter uma ideia, mais de 2500 bebês puderam ser alimentados. Diariamente, são necessários pelo menos 10 litros de leite para atender aos 68 bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ou unidades de médio risco.

 

Além de receber leite doado, fazer a triagem, com exames microbiológicos, para avaliar a contaminação por bactérias; acidez e a quantidade de gordura do leite, pasteurização, armazenamento e distribuição, o banco de leite do HGCC também desenvolve outras atividades. Em 2011, foram realizados 641 atendimentos em grupo, quase 6 mil atendimentos individuais, ou seja, aqueles em que as mães comparecem ao banco, e cerca de 12 cursos nos quais a equipe do HGCC é responsável pela formação de novos profissionais para o trabalho com aleitamento materno em outras maternidades, tanto na capital como no interior do estado.

O trabalho do banco de leite não para. Logo no pré-natal, as mães já ficam sabendo da existência do banco de leite no HGCC. As enfermeiras, técnicas e auxiliares, assim como os médicos já conversam com as gestantes sobre a importância da amamentação e os benefícios do leite humano. Já na unidade hospitalar, seja na sala de parto, no alojamento conjunto, na unidade neonatal, todos os profissionais são envolvidos com a Iniciativa Hospital Amigo da Criança e seguem normas que ressaltam a importância do aleitamento materno, o que facilita a disseminação das ações de amamentação.

Quando são alimentados com leite humano, o tempo de internação na UTI pode ser reduzido pela metade e os bebês crescerão mais fortes e saudáveis. O banco de leite do HGCC também é responsável pela pasteurização do leite de outros hospitais da região metropolitana e do interior.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge

3101 5357 e 8828 7463