Hospital Geral Dr. César Cals completa 83 anos de existência

27 de outubro de 2011 - 18:48

No próximo dia 31 de outubro, o Hospital Geral Dr. César Cals completa 83 anos de existência e atuação em serviços de saúde para todo estado do Ceará, sendo o hospital público mais antigo da rede SESA. Atualmente, conta com 42 especialidades médicas, sendo referência em obstetrícia, neonatologia, cirurgia geral e da obesidade.

Para a comemoração, os funcionários do HGCC, celebrarão com um bolo especial no dia primeiro de novembro de 2011, às 10h no área de entrada da unidade.

O Hospital César Cals tem muito a comemorar, especialmente por fazer parte da história do desenvolvimento da saúde no estado do Ceará. Foi fundado em 31 de outubro de 1928 como Casa de Saúde Dr. César Cals, só depois é que passou a ser hospital e, com o passar dos anos, tornou-se a instituição de caráter terciário de alta complexidade.

Atualmente, são 296 leitos distribuídos nas clínicas médica, gineco-obstétrica, neonatal e cirurgia. Em 2004, recebeu o título de Hospital Amigo da Criança, sendo referência no Método Canguru, Casa da Gestante e Banco de Leite Humano; e na disseminação da política de aleitamento materno, ação essencial para a saúde dos bebês. Por mês, cerca de 450 partos são realizados.

Outros programas também fazem parte da rotina hospitalar. Recentemente, foi implantado o programa Saúde no Beco, que leva a promoção e a prevenção da saúde para o Centro Municipal de Pequenos Negócios (Beco da Poeira). Foi ainda destaque em Seminário de Humanização realizado em Teresina – PI por conta da implantação do Dispositivo Visita Aberta, que amplia o horário de visitas, que funciona das 11h da manhã até às 19h, e do Posto Avançado de Registro Civil, primeiro em um hospital público no Nordeste, implantado em 2008, e que já realizou cerca de 6 mil registros. Ou seja, todo bebê que nascer no HGCC já sai com as consultas de retorno marcadas, exames essenciais, como orelhinha, pezinho e olhinho realizados, vacinas tomadas e com o registro de nascimento, caso seja da vontade dos pais.

O setor de neonatologia também é destaque. Recentemente foi reconhecido com um dos melhores centros de neonatologia do Nordeste pelo Ministério da Saúde. Foi aqui pela primeira vez que foi realizada uma cirurgia fetal. É o único hospital do estado com ambulatório de infertilização. Ainda faz parte da Rede Cegonha, com a implantação das diretrizes: direito ao acompanhante em todas as etapas do parto, acolhimento com classificação de risco, implementação de boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento e vinculação da gestante, ou seja, desde o pré-natal, a gestante já fica sabendo onde será realizado o parto.

Participante do Prêmio Ceará Gestão Pública, em 2010, o HGCC foi reconhecido na faixa bronze e em 2011, recebe o prêmio na faixa prata.

Mas os destaques do HGCC vão além da área de maternidade. No momento, é o único hospital público do Ceará a realizar a cirurgia bariátrica, mais conhecida como redução do estômago. Toda semana, são dois procedimentos por videolaparoscopia. Ainda no serviço de bariátrica, há a colocação do balão intragástrico para auxiliar os super obesos no processo anterior à cirurgia.

Em utilização de recursos de última geração, o Hospital César Cals é inovador no uso de alta tecnologia para tratamentos de incontinência urinária, sendo ainda centro formador do Norte e Nordeste. Ainda atua no tratamento para implantação de prótese esofágica. Na área de reumatologia, disponibiliza tratamento com drogas biológicas, melhorando e dando qualidade de vida aos pacientes. No Centro de Imagem, conta com equipamentos modernos de ultrassonografia endoscópica, para um diagnóstico mais completo e detalhado.

Na parte ambulatorial, em suas 42 especialidades médicas, há o serviço de dispensação de medicamentos de alto custo, assiste a famílias de idosos com curso para cuidadores e assiste a mulheres grávidas de alto risco com pré-natal de alta complexidade.

Como hospital escola, é o único da rede pública a implantar um laboratório de habilidades clínicas e cirúrgicas. Já em 2010, foi implantado também a Unidade de Pesquisa Clínica. Em 2005, foi implantado o Comitê de Ética em Pesquisa, sendo recertificado em 2011. Conta, hoje, com cerca de 300 alunos atuando nas mais diversas profissões da saúde, como Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Farmácia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, entre outras. Por ano, são lançadas duas publicações científicas: a Revista Saúde – HGCC, que apresenta trabalhos dos profissionais do hospital.

A Gerência de Risco, que é responsável pelos eventos adversos que possam ocorrer no hospital, passou de unidade apoiadora para unidade colaboradora da Rede de Hospitais Sentinela, em setembro de 2011. O Centro de Enfermagem é reconhecido e certificado na unidades de centro de material e esterilização, no serviço de cirurgia, UTI, clínica médica em tricotomia e em fixação segura com o prêmio urso de ouro e o Núcleo Hospital de Epidemiologia foi certificado com o melhor núcleo de notificação do município de Fortaleza.

Para os funcionários, o Hospital César Cals também é destaque. Há uma política de humanização destinada a todos os trabalhadores com programas, atividades e ações como coral, ginástica laboral, yoga, dança de salão, cursos, aulas de inglês, celebração de datas comemorativas e saúde do trabalhador.

Por fim, é dessa maneira que o Hospital Geral César Cals atua no aprimoramento das atividades de humanização, educação permanente, gestão do trabalho e atenção à emergência obstétrica, clínica médica e cirúrgica. A qualificação de estudantes que passam pelos programas de residência, internato e estágio, além dos cursos para funcionários e profissionais que aqui trabalham e a implantação de novas técnicas em saúde, com as cirurgias com portal único de acesso, favorece o reconhecimento da instituição na qualificação das ações SUS, para atuação na assistência, desenvolvimentos de pesquisas e novas tecnologias em saúde, contribuindo para a busca da excelência do atendimento.


Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
3101 5357 ou 8828 7463