Hospital Geral César Cals inova em laparoscopia

28 de setembro de 2011 - 16:30

Nesta sexta-feira, 30, às 9h30min, será realizado o I Seminário sobre Cirurgia Minimamente Invasiva com Portal Único –  Colecistectomia e Cirurgia da Obesidade (Sleeve – Gastrectomia Vertical), uma Nova Aborgadem. O seminário , que será divido em dois momentos, irá apresentar uma nova técnica para as cirurgias de vesícula e redução de estômago, que consiste em uma incisão minúscula de 20mm no umbigo, permitindo múltiplo acesso de instrumentos por meio de um portal único de entrada, ou seja, na videolaparoscopia tradicional, para uma cirurgia da vesícula, por exemplo, podem ser feitas até quatro incisões. Nessa nova técnica, será feita apenas uma, o que permitirá mais benefícios para os pacientes.

As vantagens de procedimentos minimamente invasivos para os pacientes são muitas. Com essa nova tecnologia, o tempo de cirurgia é reduzido. A cirurgia é feita apenas por uma incisão discreta e de fácil cicatrização. O tempo de internação do paciente também é menor. Com isso, as infecções hospitalares são reduzidas porque o paciente vai ficar menos tempo no hospital, proporcionando uma recuperação mais rápida.

Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil a técnica de portal único ainda não foi adotada. O Hospital César Cals, Unidade da Secretaria da Saúde do Estado, será o primeiro a utilizá-la. A ideia vai ser apresentada aos médicos, cirurgiões, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, entre outros, para logo em seguida ser aplicada aos procedimentos realizados no HGCC.

No seminário, além da apresentação da técnica, serão realizadas duas demonstrações, com transmissão ao vivo, para os profissionais de saúde envolvidos no processo, de uma cirurgia de vesícula, no dia 30 de setembro, às 14h, e de uma cirurgia de redução do estômago, no dia 1 de outubro, ás 8h da manhã, já utilizando a nova tecnologia.


Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge – 3101 5422 / 5357 e 8828 7463