Comenda Chico Passeata é entregue a 12 personalidades

20 de setembro de 2011 - 20:31

Na 6ª Conferência Estadual de Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado fará a entrega da nova Comenda Chico Passeata de Mobilização Social a 12 personalidades. A finalidade da homenagem é “conceder um título honorífico a personalidades com destaque no processo de mobilização social com interferência positiva nos determinantes sociais de saúde, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e saúde do povo cearense. A Comenda será entregue durante a abertura da 6ª Conferência, dia 21 de setembro, às 8h30min, na Fábrica de Negócios, Avenida Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema.

A Comenda, instituída este ano pela Sesa através de portaria, é uma homenagem ao médico e poeta Francisco das Chegas Dias Monteiro, mais conhecido como Chico Passeata, falecido em 12 de agosto de 2011. Nas peças de comunicação e informação da conferência, o Conselho Estadual de Saúde (Cesau) faz também uma homenagem a Chico Passeata, destacando parte de uma de suas poesias mais populares e o seu perfil de defensor esperançoso nas transformações sociais: “Há um caminho novo em cada beco sem saída”.

Chico Passeata ficou assim conhecido durante a militância estudantil contra o regime militar de 64. Nesse período, início dos anos 70, sofreu detenções irregulares e a condenação pela Justiça Militar, cumprida na ilha de Itamaracá. A prisão e a tortura, porém, não foram capazes de o afastar dos seus ideais. Formado médico em 1976, aliou-se às grandes causas sociais, ao mesmo tempo em que praticava a medicina na Atenção Primária de Saúde.

O exercício da profissão, aliada à militância política, fizeram de Chico Passeata personagem distinguido da construção do Sistema Único de Saúde. Teve atuação nas entidades da classe médica cearense (Associação Médica Cearense, Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará), e nos fóruns, que levaram à edificação do SUS, a exemplo das Conferências Nacionais de Saúde, e nos Conselhos de Saúde, incluindo o nacional (CNS), do qual foi membro titular, representando a categoria médica.

Na Secretaria da Saúde do Estado deu sua última contribuição como coordenador do projeto de implantação da Política de Atenção à Saúde do Homem. Médico sanitarista, grande defensor do SUS e do serviço público, Chico Passeata era assessor do Gabinete do Secretário da Saúde desde 2007, função que desempenhou até o dia dia 12 de agosto de 2011, quando faleceu, aos 63 anos.

OS HOMENAGEADOS COM A MEDALHA CHICO PASSEATA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL

– Antônio Alves Ferreira (Toninho)
– Coordenador do Morhan Fortaleza, ex-vice-presidente do Cesau, conselheiro estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

– Elias José da Silva – coordenador geral da Comunidade em Movimento da Grande Fortaleza (Comov) e coordenador do Programa Cirandas da Vida.

– Eudoro Walter de Santana –
secretário-executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, ex-deputado estadual, ex-diretor geral do DNOCS, ex-secretário da Agricultura do Estado.

– Expedito Maurício da Silva – odontólogo, servidor público da Secretaria da Saúde do Estado, assessor técnico do Conselho Estadual de Saúde.

– Francisco José Pereira de Lima (Preto Zezé) –
presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA).

– Francisco Orlaneudo de Lima –
Coordenador da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos, ex-presidente do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB).

– Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto –
Promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública.

– João Ananias Vasconcelos Neto – ex-secretário da Saúde do Estado, que abdicou da presidênciancia do Cesau em 2007 para extinguir a condição da presidência do Cesau  como cargo nato do secretário estadual da saúde.

– José Maria do Tomé (in memoriam) – agricultor, ambientalista, presidente da Associação dos Desapropriados Trabalhadores Rurais sem Terra – Chapada do Apodi, quando foi assassinado com 19 tiros em Limoeiro do Norte.

– José Teles dos Santos – vice-presidente do CESAU, conselheiro representante do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Ceará.

– Juvenília Raimunda Lopes de Souza –
funcionária pública da Secretaria da Saúde do Estado, secretária executiva de apoio administrativo da Secretaria Executiva do CESAU.

– Manoel Dias da Fonsêca Neto – Coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado, ex-Secretário de Saúde de Fortaleza, um dos Fundadores da ESP-CE e Coordenador do processo de implantação do PSF no Estado.