Hospital César Cals reduz de 18 para 8 número de óbitos maternos

15 de abril de 2011 - 18:58

O Ceará, conforme relatório do Ipece e Ipea, apresentado na última quinta-feira, 14, está distante da quinta Meta do Milênio de atingir, em 2015, a razão de 20,44 óbitos maternos por mil nascidos vivos. Mas um conjunto de ações está sendo desenvolvida para o Estado avançar na melhoria da saúde da mulher. Um bom exemplo está no Hospital Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, referência em assistência ao parto de risco, gerou bons números. Em 2007 morreram 18 gestantes no HGCC. No ano passado, em 2010, foram 8 óbitos maternos, o que significa uma queda de 55,5%.

O que contribui para essa redução? Além de capacitação dos profissionais, maior controle de infecção hospitalar, mais investigação dos óbitos para enfrentar e eliminar as causas, houve investimento na estrutura de assistência. Foram adquiridos quatro novos equipamentos modernos de ultrassonografia dopller, o laboratório passou a funcionar 24 horas em todos os dias da semana, com o objetivo de atender prontamente as ocorrências da emergências obstétricas.   

Caderneta da gestante

Na primeira semana de maio, mês das mães, a Secretaria da Saúde do Estado, lançará a ¨Caderneta da gestante¨. Na publicação, ínédita no país, as gestantes serão acompanhadas detalhadamente, com anotações de saúde bucal, da pressão arterial,  de peso, orientações sobre alimentação, exames laboratoriais, evolução da gravidez, direitos da grávida, como a licença maternidade. Inclui ainda os direitos do bebê, como testes do pezinho, olhinho e orelhinha.