HGCC é premiado com Certificado Ouro por Prevenção de Lesões de Pele

23 de março de 2011 - 21:24

O trabalho é realizado diariamente. A dedicação e empenho são redobrados. Com essas orientações, o projeto Práticas de Proteção e Prevenção da Pele, do Hospital Geral César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, acaba de ganhar, no I Congresso Internacional de Prevenção de Interpele, realizado pelo programa Soluções Integradas para a Saúde da 3M do Brasil, no Rio de Janeiro, nos dias 19 e 20 de março, o Certificado em Prevenção de Lesões de Pele, na categoria Urso de Ouro.

O programa de Soluções Integradas para Saúde é uma iniciativa da Divisão Médico-Hospitalar da 3M do Brasil que certifica as instituições de saúde que mantêm práticas e procedimentos hospitalares conforme orientação dos guias nacionais e internacionais de boas práticas, com o objetivo de alcançar a excelência na qualidade da assistência com a consequente redução de custos, diminuição da incidência de infecções, prevenção, minimização de danos à pele e otimização do tempo dos profissionais da área da saúde.

No Hospital César Cals, o projeto teve início em junho de 2010, com a fase de estudos da teoria e formação da equipe. Desde janeiro desse ano, as ações começaram a ser adotadas, visando a prática assídua do cuidado com a pele de cada paciente. A equipe é formada por seis enfermeiras que diariamente visitam os pacientes acamados – aqueles que não podem levantar do leito – devido a doenças como acidente vascular cerebral – AVC, entre outras. Nas visitas, elas fazem uma avaliação da saúde da pele do paciente e utilizam técnicas, como a mudança de posição a cada duas horas, o uso de um adesivo especial, que diminui a falta da circulação sanguinea, além da aplicação de medicamentos, como pomadas, cremes e sprays, aliviando irritações, hidratando e protegendo a pele.

De acordo com a enfermeira Maria Marta Sampaio Viana, a atuação da equipe do HGCC  implica na diminuição de úlceras por pressão na pele dos pacientes, diminuindo o tempo de hospitalização, além da recuperação mais rápida do paciente acamado. “As orientações também são passadas para a família, que ajuda nos cuidados”, afirma a enfermeira. Para Valdy Ferreira de Menezes, diretor geral do hospital, é dessa forma que o HGCC realiza o atendimento humanizado, congregando a participação da família aos cuidados da equipe clínica no tratamento dos pacientes.
O Hospital César Cals recebeu ainda uma placa padrão ouro como referência à atuação e ao desempenho do serviço.

Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 3101 5422