Recepção do Internato

4 de janeiro de 2011 - 13:41

31 alunos começam o internato no Hospital César Cals.

O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira começa as atividades do ano de 2011 com a chegada de 31 novos alunos para o início do internato médico, como já é tradição. Desde 1967, o HGCC tem a missão de hospital de ensino. E na manhã desta segunda-feira, 3, os novos alunos da Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Faculdade De Medicina de Juazeiro foram recepcionados pela direção geral do hospital e pelo corpo clínico e científico.

A programação de recepção teve início com a coordenadora de educação continuada do Centro Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa – CEAP, que deu as boas vindas aos novos alunos e ressaltou que durante o internato, há a promoção e melhoria da qualidade do atendimento hospitalar. A programação vai além. Após apresentação da direção, das chefias clínicas e boas vindas, o médico e professor Ossian de Aguiar Junior, ficou responsável pela apresentação do funcionamento e estrutura prática do programa de internato. Durante a tarde, segue a programação com o seminário Precauções universais para a prevenção da infecção hospitalar.

Ainda durante a recepção, o diretor geral do HGCC, Valdy Ferreira de Menezes, destacou a integração de todos os serviços médicos do hospital, a aquisição de novos aparelhos e reformas, como a da UTI e sala de recuperação. Ele disse que a direção do hospital está de portas abertas para todos e que o César Cals é dos hospitais a tratar os casos mais complicados da medicina.

Para Walter Correia, chefe da clínica médica, o internato é um momento de renovação, sendo o mais importante para o estudante de medicina, pois é o momento em que se troca o banco escolar pelo leito hospitalar, ou seja, deixa de ser avaliado por provas e passa a ser avaliado por ações, frequência, dedicação, entre outros. Já Luís Alexandre Porto Castro, médico e coordenador da Ginecologia e Obstetrícia, ressaltou o atendimento humanizado, o respeito ao paciente e a importância da obstetrícia no HGCC pois é a emergência do hospital.

O Hospital César Cals acolhe os novos internos e confirma sua contribuição no ensino e na pesquisa para a saúde no Estado do Ceará.  Por fim, José Ossian de Aguiar Junior,  salientou que no internato é “onde o aluno passa a ter a convivência e experiência diretamente com o paciente, em tempo integral”. Daí a importância do internato para os estudantes de medicina.

O HGCC é um hospital terciário de alta complexidade e de ensino, reconhecido pelo MEC/MS, de referência no Ceará, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia.