Começa dia 25 o IV Simpósio de Anemias do HGCC

21 de outubro de 2010 - 13:56

O Hospital Geral César Cals realiza nos dias 25 e 26 de outubro de 2010 a IV Jornada Científica da Saúde na qual está inserido o IV Simpósio de Anemias. O evento, que acontece das 8h às 16h na Escola de Saúde Pública do Ceará, Avenida Antonio Justa, 3161 – Meireles,  terá como linha de discussão as seguintes anemias: Anemia no Idoso: visão do hematologista; Anemia de Doenças Crônicas: diferenciar é preciso; Anemia Falciforme: um século de evolução laboratorial; Anemias Hemolíticas Autoimunes; diagnóstico e opções terapêuticas e Anemia Megaloblástica: espectro clínico.

O Simpósio acontece no ano em que se comemora um século da descrição da anemia de células falciformes, que será enfatizada, assim como a anemia no idoso e anemia durante a gravidez. A ideia inicial do encontro nasceu num fórum de discussão acerca da real causa da anemia, pois os doentes com anemia eram tratados de maneira geral, sem o diagnóstico da causa do problema. De acordo com José Walter Correia, chefe do Serviço de Clínica Médica do HGCC, a anemia é como febre, ou seja, deve sempre diagnosticar a causa antes de iniciar o tratamento. “A novidade nesse ano é que pela primeira vez nós não discutiremos a deficiência de ferro como agente causal da anemia e sim a repercussão da sobrecarga de ferro no organismo”, ressalta o médico.

Para Walter Correia, a importância do simpósio é, em essência, divulgar o diagnóstico diferencial das anemias com ênfase no tratamento correto e diferenciado, ou seja, uma desmistificação do  tratamento da anemia que não se dá apenas pela administração de ferro, pois esta conduta pode acarretar em severa deficiência da imunidade devido a sobrecarga de ferro nos tecidos orgânicos.

No HGCC, os pacientes com anemias são atendidos no ambulatório de hematologia e realizam tratamento no Departamento de Clínica Médica, pois eles são portadores de múltiplas afecções responsáveis pela anemia. Somente esse ano, cerca de 140 pacientes já passaram pelo ambulatório do hospital.

Mais informações:
José Walter Correia, chefe do Serviço de Clínica Médica do HGCC – 9982 5689