Funcionários são capacitados para boas práticas

14 de setembro de 2010 - 14:41

Os funcionários do Hospital César Cals estão envolvidos com um novo conceito de trabalho que vai além da rotina diária dos serviços. Ao invés de começarem a jornada em seus respectivos setores, ele comparecem aos cursos de capacitação e desenvolvimento que estão sendo aplicados aos funcionários, sejam eles concursados ou terceirizados.

Direção do HGCC juntamente com o Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa – CEAP, idealizou uma programação de cursos para capacitação das boas praticas na gestão do cuidado e da assistência. Inicialmente, de acordo com Ernani Ximenes Rodrigues, médico e diretor científico do CEAP, foi realizada uma pesquisa com o corpo de funcionários para a identificação das reais necessidades de capacitação. Segundo Valdy Ferreira de Menezes, médico e diretor geral do HGCC, com os cursos, o hospital busca investir nos funcionários, capacitando-os para uma melhor aplicação do trabalho, consequentemente uma melhor satisfação do usuário.

Para Aline Mota de Oliveira, auxiliar administrativo do Centro de Assistência Social,  que participou da primeira turma de BR. Office, o curso foi uma ótima iniciativa do hospital. “Eu achei muito bom o curso que fiz porque absorvi mais conhecimento, facilitando o meu trabalho”. Ela ressalta ainda a oportunidade de fazê-lo no ambiente de trabalho. “Hoje já não procuro tanto o Setor de Informática, já consigo realizar sozinha muitas coisas que antes não consegui”, conta Aline satisfeita.

Ao todo, são 6 cursos diferentes com turmas variadas. O período de realização de pende de cada um, podendo ser até de duas semanas, em horários pela manhã e pela tarde, no próprio hospital, o que favorece a participação dos funcionários. São eles: Relações Interpessoais, Qualidade no Atendimento ao Público, Chefia e liderança, BR. Office, Informática Básica e Introdução ao
Luto. Todos voltados para a melhoria e qualidade do atendimento, como também para o ganho pessoal de cada funcionário.

Para que fosse possível a realização de cada curso,  foi feito um investimento financeiro pelo HGCC juntamente com a SESA (CGETES) e o CENTEC (Centro de Ensinamento Tecnológico) , orçado  em torno de R$ 130.000,00.

É dessa forma que o HGCC procura oferecer um serviço que busca a excelência. Ao longo do tempo,  será possível perceber a melhoria na qualidade da assistência bem como no clima organizacional. Agora em setembro, já estão mais seis turmas iniciaram os cursos, que devem acontecer ao longo do ano.