Corrida quer promover hábitos saudáveis e excluir o cigarro

24 de agosto de 2010 - 18:07

29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Um dia antes, no sábado, 28. muita gente vai respirar fundo e mandar a fumaça embora porque vai participar da Corrida Cearense contra o Fumo 2010, realizada pela Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia com apoio da Secretaria da Saúde do Estado. A largada da corrida será às 7 horas, na Avenida Beira Mar, entre as ruas Idelfonso Albano e João Cordeiro, próximo ao restaurante Tia Nair. Os participantes percorrerão seis quilômetros. Mas quem estiver interessante em participar tem que correr para fazer as inscrições, que terminam amanhã, 25. Podem ser feitas na Avenida Senador Virgílio Távora, 1461. Mais informações pelo telefone 3242.5475.

A Corrida Cearense contra o Fumo 2010 quer alertar a população sobre os danos à saúde, sociais, econômicos, ambientais causados pelo cigarro. De acordo com a presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, Penha Uchoa, “a ideia é mobilizar a população, especialmente os jovens, para que adotem hábitos de promoção e qualidade de vida, como a prática do esporte e da alimentação saudável, excluindo o cigarro das suas vidas”.  

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O número de mortes provocados pelo cigarro chega a 5 milhões por ano em todo o mundo. O tabagismo, doença provocada pela dependência da nicotina, causa também 50 diferentes doenças, entre elas as cardiovasculares, respiratórias e o câncer. De acordo com o último levantamento divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pulmão está em terceiro lugar no ranking de incidência em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama e do colo de útero. Estudos mostram que 95% dos cânceres de pulmão são desenvolvidos em pacientes com histórico de fumo.