HGCC discute Plano de Qualificação das Maternidades

16 de agosto de 2010 - 12:36

Funcionários do Hospital Geral Dr. César Cals, dos mais variados setores, como Serviço Social, Enfermagem, Comunicação, Ouvidoria, Centro de Estudos, Psicologia Hospitalar, entre outros, participaram, no último dia 12 de agosto, da terceira oficina do Plano de Qualificação das Maternidades e Redes Perinatais do Nordeste e Amazônia Legal, que tem como objetivo o pacto pela redução da mortalidade materna e neonatal. No Ceará, o Hospital Geral César Cals, da rede pública estadual, e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram escolhidas como maternidades prioritárias.

Durante todo o dia, foram discutidas e apresentadas as principais ações e exemplos que devem ser observados para a efetivação do bom acolhimento nas maternidades. De acordo com Adriana Lopes Lima Melo, apoiadora do Ministério da Saúde no plano de qualificação, nas oficinas, são abordadas quatro diretrizes principais: co-gestão, ou seja, uma gestão participativa, enfatizando o trabalho em equipe; o acolhimento da gestante e recém-nascido;
direito ao acompanhante e vinculação e rede (a gestante, desde o pré-natal, saberá onde será o parto), essa última em processo de organização.

Adriana Melo destaca ainda ações que já estão acontecendo no César Cals, apoiadas pelo Ministério da Saúde, como apoio institucional, estágios em centros de referência, visitas técnicas e oficinas de Capacitação com consultores. O HGCC já enviou com o apoio do Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Ceará, profissionais para centros de referências, para visitas de capacitação e apreensão de experiências consolidadas.

Para Maria Solange Araújo Paiva, coordenadora de educação continuada do Centro de Estudos do HGCC, as oficinas apontam os melhores caminhos para se conseguir humanizar cada vez mais o atendimento, observando as diretrizes do Ministério da Saúde.

Com as oficinas, cursos, estágios e visitas a outros centros, o HGCC busca aprimorar o atendimento, adequando-se às diretrizes do plano, para assim qualificar a sua maternidade, que já referência em todo estado do Ceará.