Homenagem a João Nogueira Jucá marca o Dia do Estudante no HGCC

9 de agosto de 2010 - 13:11

O Hospital Geral César Cals de Oliveira, juntamente com o Corpo de Bombeiros, com o Colégio Odilon Braveza (Farias Brito), com os ex-alunos do Colégio São João e alunos do Colégio Estudante João Nogueira Jucá, realiza nesta quarta-feira, 11, uma homenagem ao estudante João Nogueira Jucá, considerando o seu gesto heróico, que este ano, completa 51 anos. A data coincide com a morte do estudante.

O rapaz, à época, com 18 anos de idade, salvou várias pessoas da morte em um incêndio ocorrido em 4 de agosto de 1959, na então Casa de Saúde César Cals.Ele veio a falecer na madrugada do dia 11 de agosto, não resistindo aos ferimentos.

A homenagem terá início às 9h da manhã, com uma missa celebrada na Capela do Hospital César Cals e, em seguida, acontece uma Solenidade Cívica na Praça da Lagoinha, com a presença  do Comando e Banda de Música do Corpo de Bombeiros, dirigentes e representantes dos ex-alunos do Colégio São João, do Colégio Odilon Braveza (Farias Brito), do Colégio Estadual Estudante João Nogueira Jucá, dirigentes e funcionários do  HGCC, autoridades convidadas e parentes do homenageado.

Por mais um ano, o HGCC relembra o ato heróico do estudante que não se intimidou pelo fogo e se prontificou a ajudar num momento tão difícil para doentes e funcionários da instituição de saúde. Daí a importância do reconhecimento e da homenagem realizada anualmente.

Histórico

Em 4 de agosto de 1959, João Nogueira Jucá voltava, na companhia de um colega, da aula de halterofilismo. Ao passarem em frente à Casa de Saúde César Cals, perceberam o incêndio, que teve início com a explosão de um depósito de éter. O estudante enfrentou o fogo e começou a retirar o maior número possível de enfermos, sobretudo crianças do interior do prédio.
       
Quando João Nogueira encontrava-se no interior do hospital, retirando mais uma vítima, um tubo de oxigênio, que estava próximo a ele, explodiu, atingindo-o. Conseguiu sobreviver até a madrugada do dia 11 de agosto, quando faleceu. Mais de 25 pessoas morreram no incêndio.

Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira
Assessoria de Comunicação – ASCOM
Jornalista responsável: Wescley Jorge
Telefone: 3101 5422
Celular: 8828 7463