Banco de Leite do HGCC orienta mães sobre amamentação

6 de agosto de 2010 - 17:59

O banco de leite do Hospital Geral César Cals, referência em todo estado do Ceará, atua na captação de leite para os bebês da unidade de terapia intensiva neonatal. Somente o leite humano é  ideal para o bebê, até pelo menos o sexto mês. Daí a necessidade de doações, que podem ser feitas por todas as mães que estão amamentando e tem excesso de leite.

Mas, além de receber, pasteurizar e distribuir o leite para os bebês internados, o banco de leite ainda desenvolve um trabalho de orientação. O atendimento pode ser feito tanto por meio do telefone, pelo número gratuito  0800 286 5678, como no próprio banco de leite, que fica no Hospital César Cals, Avenida do Imperador, 545, Centro.

Foi o que aconteceu com Andréa Paiva, que teve sua primeira filha no dia 25 de julho numa maternidade particular, mas não recebeu orientação sobre amamentação, ordenha e cuidados. Segundo ela, o leite que tinha não era suficiente, precisando recorrer ao leite em pó. Depois de insucessos com a amamentação, ela resolveu procurar o banco de leite do César Cals, conforme orientações de umas amigas. “Ao chegar ao banco de leite, depois das orientações e das primeiras massagens, veio a surpresa, Andréa tem sim leite suficiente para amamentar a filha”, conta Cristina Rabelo, enfermeira, que fez o atendimento. Segundo ela, as mães precisam se entregar ao momento da amamentação, receber orientações e permitir que a natureza faça o seu papel.

Além de descobrir que tinha bastante leite e também ficar sabendo sobre a maneira correta de alimentar a filha, Andréa ainda doou leite para o banco do HGCC, ajudando, dessa forma, a salvar mais vidas. Para se ter uma ideia, o tempo de internação de um bebê na UTI pode diminuir pela metade, quando ele se alimenta com o leite materno.

Durante o atendimento, é feita uma avaliação da mama, posicionamento correto e pegada do bebê, os procedimentos para fazer a ordenha, entre outros. Quando essas observações são consideradas, a amamentação se dará de maneira plena e eficaz.

Logo, quem tiver dúvidas sobre amamentação, doação de leite humano, basta procurar o banco de leite do HGCC. Se por acaso, a mãe não pude ir até o hospital, uma equipe irá até a casa para realizar o atendimento.

Banco de Leite do HGCC:  0800 286 5678 (todos os dias, de 7h às 19h)

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Telefone: 3101 5422
Celular: 8828 7463
www.hgcc.ce.gov.br