HGCC vai pegar leite humano em casa para bebês da UTI

8 de julho de 2010 - 16:09

Basta ligar para o número 0800 286 5678, que o Hospital Geral César Cals manda até à casa da doadora uma equipe para coletar os fracos de vidros com leite humano. Há mais de dois anos é a maneira mais fácil para fazer a doação. A ligação é gratuita e, por meio dela, as mães também podem tirar as dúvidas mais frequentes, com orientações e esclarecimentos em relação ao aleitamento materno.

Atualmente, o HGCC conta com um automóvel, de fácil identificação que vai até à casa da doadora para realizar a coleta, implementando as ações dos serviços de aleitamento materno. De acordo com Rejane Santana Brito, coordenadora do Banco de Leite, o carro é utilizado para as visitas domiciliares da equipe, possibilitando a realização de um acompanhamento mais próximo da saúde mãe, além das orientações e dicas para o procedimento correto na hora de fazer a ordenha em casa e guardar o leite.

O leite doado será pasteurizado no próprio hospital para, em seguida, alimentar os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva. Com isso, o tempo de internação pode ser reduzido pela metade, e os bebês crescerão mais fortes e saudáveis, como uma recuperação satisfatória.

O Banco de Leite Humano do HGCC é um dos maiores do Estado do Ceará e, no momento, atende a cerca de 70 crianças, por isso a necessidade diária de 10 litros de leite. A doação é simples e qualquer mãe que estiver amamentando e tem excesso de leite, pode doar. Quando isso acontece, os bebês da UTI têm mais chances de recuperação. Por isso a importância da doação, pois é uma ação que salva vidas. O Banco de Leite do HGCC funciona todos os dias da semana, de 7 da manhã até às 19h. Em todo o Ceará, existem seis Bancos de Leite Humano.