Dia das Mães é comemorado no HGCC

4 de maio de 2010 - 15:51

Muitas comemorações irão marcar o Dia das Mães no Hospital César Cals, a partir da próxima sexta-feira, 7. Às 9h, no novo espaço da Psicopedagogia Hospitalar, na Avenida Imperador, 545, Centro, as mães do projeto da psicopedagogia participarão de atividades variadas. A manhã de comemoração terá início com uma bênção especial dada pelo capelão do hospital, e em seguida, um delicioso café da manhã reforçado será servido, ao som de violino, além da entrega de presentes para cada mãe, tudo para tornar o dia ainda mais especial.

Já no domingo, 9, Dia das Mães, às 9h, será celebrada a Missa em Ação de Graças,na Capela do HGCC, seguida pelo café da manhã para as mães que estão internadas e funcionárias, que receberão uma lembrança. Tudo isso faz parte da política de humanização do HGCC, que busca humanizar as relações entre instituição, pacientes e funcionários.

Comemorações como estas fazem parte da política de humanização do hospital, que favorece a criação de projetos como a Psicopedagogia Hospitalar, que há quase dois anos, propicia atividades educativas e ocupacionais para as mães cujos bebês estão internados na UTI. O acompanhamento tem início logo que a mãe chega à maternidade para dar a luz, quando elas recebem as primeiras orientações sobre o parto.

Uma equipe multiprofissional é responsável pela transmissão de conteúdos educativos paras as mães. Antes mesmo do nascimento do bebê, elas têm o primeiro contato com a equipe no curso mensal de preparação para o parto. Temas como DST, planejamento familiar, parto natural, neonatologia, entre outros são abordados. De acordo com enfermeira Zilma Nunes Melo, coordenadora, o projeto de psicopedagogia busca trabalhar aprendizagem e ocupar o tempo ocioso das mães, por meio de palestras, artesanato e terapia ocupacional.

O acompanhamento continua de maneira mais intensiva como nascimento do bebê. Os profissionais do projeto passam a informar sobre a condução do bebê para a UTI, explicando os motivos da internação; abordam sobre a importância da amamentação, exames essenciais, como o teste do pezinho, registro de nascimento
e o retorno para as consultas após a alta do recém-nascido. Eles ainda acompanham as mães na primeira visita aos filho na neonatologia, orientam sobre o primeiro contato e a continuidade e continuidade do toque e visitas dos pais para o fortalecimento do vínculo. Tudo feito pensando no bem-estar da mãe e do bebê.

Hospital Geral Dr. César Cals
Assessoria de Comunicação do HGCC
Jornalista responsável: Wescley Jorge
Telefone: 3101 5422 / Celeular: 8828 7463