Dispensadores de álccol gel facilitam a higienização das mãos

29 de março de 2010 - 14:41

Mãos limpas! Uma medida necessária e eficaz para manter longe a possibilidade de infecções, especialmente nos serviços de saúde. Essa ação, no primeiro momento pode até parecer simples, mas é considerada um dos pilares do programa de controle de infecções hospitalares.

Manter as mãos limpas, além de prevenir as infecções, é também uma maneira indispensável para evitar a Influenza A (H1N1). De acordo com Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, é necessário lavar bem as mãos frequetemente, com água e sabão ou produto a base de álcool.

Pensando nisso, o Hospital César Cals disponibiliza para os funcionários e visitantes, dispensadores de álcool gel nas principais entradas da unidade, como medida de prevenção contra infecções, especialmente contra a Influenza  A.                                               

Visitantes do Hospital gostaram da novidade. De acordo com Maria de Almeida Silva, que se dirigia à sala de parto, ter o álcool gel na entrada do hospital possibilita a limpeza das mãos, para em seguida se dirigir à enfermaria mais tranguila. Já  Renata Sousa Alves, professora, afirma que é “uma inciativa fantástica que ajuda a manter as mãos limpas, pois o simples ato de lavar as mãos favorece a saúde, principalmente no ambiente hospitalar”.

SITUAÇÕES PARA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS:
Antes e depois de tocar cada pessoa, especialmente no paciente;
Após usar o sanitário;
Evitar tocar olhos, boca e nariz, após o contato com superfícies, sem antes lavar as mãos;
Antes de higienizar as mãos, retirar anéis, pulseiras e outros.