Centro de Fisioterapia – CEFIS

10 de fevereiro de 2009 - 13:53

O Centro de Fisioterapia (CEFIS) iniciou suas atividades nesta instituição na década de 80, tendo como missão: Promover a saúde e prestar assistência aos usuários do HGCC, comprometida com a qualidade do atendimento e contribuir para o desenvolvimento do ensino e pesquisa.

 

1. O que é Fisioterapia?

A fisioterapia é ciência que previne, trata ou recupera as disfunções do organismo causadas por acidentes, malformações genéticas, vícios de postura, distúrbios neurológicos, cardíacos e respiratórios. O objetivo da Fisioterapia é restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente, a fim de que o mesmo atinja a máxima funcionalidade e qualidade de vida.

 

2. Perfil Profissional:

O Fisioterapeuta é um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado à atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, respeitando os princípios éticos, bioéticos e culturais do individuo e da coletividade (Resolução CNE/CES n.º 4 de 19/02/2002).

 

3. Como funciona a Fisioterapia no HGCC:

A estrutura organizacional do CEFIS é constituída por um gerente geral do CEFIS, um coordenador da Unidade de Terapia Intensiva Adulto e por mais 40 fisioterapeutas colaboradores, com escala de serviço: diaristas nas Enfermarias e Ambulatório, plantonistas nas Unidades de Terapia Intensiva e Enfermarias nos Finais de Semana.

 

4. Objetivos:

Prevenir e/ou tratar complicações pulmonares, circulatórias e ostemioarticulares.

Detectar por meio de intervenção precoce alterações neuropsicomotoras do recém-nascido de risco.

Minimizar seqüelas neuromotoras e estimular padrões de movimento e postura do recém-nascido no ambulatório de segmento de risco.

Tratar alterações pulmonares no ambulatório.

Avaliar, tratar e prevenir doenças osteomioarticulares de funcionários do Hospital.

 

5. Locais de Atuação:

· Clínica Médica;

· Clínica Cirúrgica;

· Ginecologia / Obstetrícia;

·Unidade de Terapia Intensiva Adulto;

·Unidades Neonatais (Método Canguru, Berçário de Alto e Médio Risco, Alojamento Conjunto);

·Ambulatório de seguimento de Risco;