O Hospital

15 de janeiro de 2009 - 13:19

O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira, há mais 80 anos, dedica-se ao ensino e assistência à saúde, sendo a unidade mais antiga da rede estadual de saúde. O HGCC é um hospital terciário de alta complexidade e de ensino, reconhecido pelo MEC/MS, de referência no Ceará, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia.

Como todo hospital do Estado, tem compromisso com a humanização, a qualidade do atendimento, a excelência em todas as ações, a ética nas relações com funcionários, pacientes, fornecedores e visitantes; a integração e cooperação das equipes médicas, técnicas e administrativas. A Política de humanização é formada por projetos que são desenvolvidos para atender ao usuário externo, como o Posso Ajudar?, Familiar-Acompanhante, Dispositivo Visita Aberta, e ao usuário interno, funcionários e pacientes, que engloba a Cinesitoterapia Laboral, Datas Comemorativas, Comemoração de aniversários dos funcionários, Grupo de apoio às mães da unidade neonatal, Pré-vestibular, Projeto Sexta-feira com Cinema.

Os serviços do HGCC contemplam variadas áreas da saúde por meio de 27 especialidades médicas e 4 não médicas: Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT); Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que tem como missão desenvolver ações de promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação das doenças do trabalho; Serviço de Vigilância Epidemiológica, responsável por identificar, monitorar e acompanhar os indicadores hospitalares; Banco de Leite Humano, que é um Centro de Referência Estadual para implementação e realização das ações de aleitamento materno; Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), órgão integrante da estrutura organizacional do HGCC, de cunho científico, criado com objetivo de promover o desenvolvimento científico e cultural dos funcionários, para atuar na assistência à saúde da população, assim como de outras entidades a ele relacionadas.

Há ainda serviços que se destacam, como o Posto Avançado de Registro Civil, onde toda criança que nascer na maternidade do Hospital já pode sair com o registro de nascimento, sem nenhum custo para a família; Programa de Internação Domiciliar (PID); Método Canguru, no qual as mães contribuem de forma intensiva para a recuperação dos bebês prematuros, com a permanência deles junto ao peito; Casa da Gestante, onde 10 mães recebem tratamento específico, com acompanhamento médico, assistencial, ocupacional e psicológico e a Cirurgia da Obesidade,  serviço que renova a qualidade de vida dos obesos do Ceará, entre tantos outros.

Os números do Hospital César Cals impressionam. Atualmente, são 1705 funcionários, são realizados cerca de 400 partos por mês, quase 20000 exames, 5000 consultas ambulatoriais, 350 cirurgias e cerca de 1000 internações. Ao todo são 276 leitos, 12 leitos de UTI adulto, 36 leitos médio risco e 20 leitos de UTI neonatal.

Perfil

O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira constitui-se num complexo hospitalar, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, de grande magnitude e de reconhecida excelência na prestação de serviços de saúde para todo o Ceará. Compreende as seguintes unidades que são bem integradas e com estruturas independentes e adequadas para o desempenho das suas atividades.
 

  • Unidade de Hospital Geral
  •  
  • Unidade de Atenção à Saúde da Mulher
  •  
  • Unidade Materno-Infantil (Neonatologia)
  •  
  • Casa da Gestante
  •  
  • Método Canguru
  •  
  • Banco de Leite Humano
  •  
  • Unidade de Atendimento Ambulatorial
  •  
  • Centro de Estudo Aperfeiçoamento e Pesquisa – CEAP
  •  
  • Núcleo Hospitalar de Epidemiologia – NUHEPI
  •  
  • Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH

O Hospital ampliou, ao longo do tempo, a sua abrangência de atuação acrescentando as atividades de hospital geral e, com sua natural vocação para a educação em saúde, o HGCC tornou-se unidade estadual de referência, de nível terciário e de ensino, nas áreas de Clínica Médica, Neonatologia, Toco-Ginecologia e Cirurgia Geral.

Quantitativos de Leitos por Especialidades do Hospital Geral Dr. César Cals

CIRÚRGICOS
QUANTIDADES
BUCO MAXILO FACIAL
3
CIRURGIA GERAL
20
GASTROENTEROLOGIA
2
GINECOLOGIA  
NEFROLOGIA/UROLOGIA
6
ONCOLOGIA
9
PLÁSTICA
2
TORAXICA
4
TOTAL
46
CLÍNICOS
QUANTIDADES
AIDS 2
CARDIOLOGIA 2
CLÍNICA GERAL 24
DERMATOLOGIA 4
GERIATRIA 2
HANSENOLOGIA 2
HEMATOLOGIA 7
NEFROLOGIA/UROLOGIA 2
NEUROLOGIA 2
ONCOLOGIA 4
PNEUMOLOGIA 9
TOTAL 60
OBSTÉTRICO
QUANTIDADES
CLÍNICOS 101
CIRÚRGICOS 8
TOTAL 109
   
UTI ADULTO 12
TOTAL 12
   
UTI NEONATAL 20
UNID INT NEONATAL 36
MÉTODO CANGURU 4
TOTAL 60
HOSPITAL DIA
QUANTIDADES
CENTRO DE INFUSÃO 7
CIRÚRGICOS 2
TOTAL 9
TOTAL GERAL
296

Bloco 100A: leitos clínicos de 101 ao 121;

Bloco 100B: leitos cirúrgicos de 129 ao 150; leitos clínicos de 151 ao 159; leitos bariátricos de 160 a 161;

Bloco 200: leitos da obstetrícia clínica de 201 ao 212; cirurgia ginecológica do 213 ao 220; leitos de obstetrícia clinica do 221 ao 227;

Bloco 300: leitos da clinica médica do 301 ao 314; leitos cirúrgicos do 315 a 334; + 1 leito de endoscopia;

Bloco 400: leitos da obstetrícia clínica do 401 ao 428;

Bloco 500: 501 ao 505 – feminino; 506 a 511 – masculino;

Bloco 600: leitos de hematologia do 601 ao 607;

Bloco 700: leitos clínicos do 701 ao 728;

Casa da Gestante: leitos de obstetrícia clínica do 1 ao 10;

Centro de Infusão: leitos do 1 ao 7.

Centro Cirúrgico Geral: 5 salas; uma de pequena cirurgia e uma sala de recuperação, com 4 leitos;

Centro Cirúrgico Obstétrico: 3 salas;

Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa): leitos do 1 ao 6;

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) I: leitos do 1 ao 10;

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) II: leitos do 1 ao 10;

Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) I: leitos do 1 ao 18;

Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) II: leitos do 1 ao 18;

Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto: leitos do 1 ao 12;

Sala de Parto I: leitos do 1 ao 10;

Sala de Parto II: leitos do 1 ao 6;