lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Painel do Hospital Geral César Cals reforça os cuidados após a vacinação
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Painel do Hospital Geral César Cals reforça os cuidados após a vacinação
Sex, 29 de Janeiro de 2021 15:48

alt

Ele é colorido e cheio de orientações. Chama a atenção de longe. Quem passa por perto, para, observa, lê e tira fotos. E também compartilha informação. Este é o objetivo do painel de pós-vacinação Covid-19 do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado.

Montado no interior da unidade, o painel reforça aos profissionais a importância do uso correto de máscara, do distanciamento e da higienização das mãos, mesmo depois da aplicação da vacina. O quadro também orienta sobre o que fazer após a primeira e a segunda doses. Até quinta-feira (28), 1.145 colaboradores do HGCC foram vacinados.

alt

“As informações no painel ressaltam a importância de permanecermos vigilantes nos cuidados para a assistência [de pacientes]. Estamos vacinados, mas manter as medidas de precaução é assegurar também um cuidado seguro para o outro”, ensina Silvana Feitosa, enfermeira coordenadora da Gerência de Risco. Para ela, a vacinação veio para indicar que estamos no caminho certo e que as medidas de precauções e cuidados devem continuar.

O cenário também foi pensado como forma de possibilitar uma interação com os profissionais da unidade e incentivar uma conscientização sobre a imunização. Eles podem tirar fotos, postar nas redes sociais e, assim, repercutir sobre a segurança da vacina, sua eficácia, e dar exemplo aos demais cidadãos.

“Achei ótimo. Está num local estratégico tanto para os pacientes, como para os profissionais. As pessoas estão divulgando no Instagram, no Facebook. E não é só o painel. Todo hospital está identificado com orientações acerca da vacinação e dos cuidados”, afirma Mikaelly Gonçalves, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e da Central de Material.

alt

Estratégias educativas

Foram montadas, ainda, estratégias educativas para promover o cuidado e a prevenção. Blitze em todas as unidades assistenciais trabalham e intensificam as ações de educação em serviço. “Há uma responsabilização coletiva quando eu estou utilizando a minha máscara, higienizando as minhas mãos e realizando a fricção antisséptica das mãos de que eu estou cuidando de mim, enquanto profissional, e cuidando da minha equipe e do meu paciente. É uma responsabilização coletiva e sanitária”, ressalta Afonso Ricardo, coordenador do Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa (Ceap) do hospital.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge

 

Calendário

Maio 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5