Página Inicial Notícias Webinário aborda a integralização da assistência no contexto da Covid-19
Webinário aborda a integralização da assistência no contexto da Covid-19
Ter, 22 de Dezembro de 2020 07:42

O webinário “Desafios na Integralização da Assistência no Contexto da Covid-19: Produzindo Campos de Visibilidades” será realizado na segunda-feira (28), de 8h30 às 12h, com transmissão, ao vivo, pela página oficial do Hospital Geral Dr. César Cals no Facebook. O Hospital, da Secretaria do Ceará, do Governo do Estado, é referência no atendimento obstétrico e geral e vem atendendo, desde abril, pacientes com covid-19.

As palestras do webinário buscam fortalecer o compromisso do HGCC, como hospital de ensino, na busca por levar conhecimento e abordar assuntos ligados à rotina hospitalar. “A Covid-19 trouxe demandas pontuais e urgentes no contexto social e da saúde. Temos buscado a qualificação de nossas práticas assistenciais nas diversas áreas de atuação”, explica Afonso Ricardo, coordenador do Centro de Estudos do HGCC.

Serão quatro momentos específicos com a abordagem dos desafios de integralização referentes à medicina, à enfermagem, à fisioterapia e à psicologia. Todos a partir da vivência do cuidado em relação à Covid-19. O HGCC faz uso da tecnologia, especialmente nesse momento de pandemia, para levar, a um maior número de pessoas, as palestras e discussões.

A escolha do tema se deu a partir das constatações evidenciadas pela pandemia de Covid-19. A proposta permite buscar novas formas de cuidar sem perder de vista as formas ainda tradicionais. “É preciso reinventar-se, pensar novos caminhos, reduzindo as tensões da dimensão operativa. Integralizar, evidenciar a importância da democratização da relação entre profissionais e destes com os pacientes”, reforça Afonso Ricardo.

Para a assistente social, Sarah da Costa Silva, a oportunidade de acompanhar a discussão desses temas é muito válida para a rotina hospitalar e atuação dos diversos profissionais. Ela diz que a transmissão on-line amplia a possibilidade de atingir mais pessoas além dos profissionais do HGCC. “É um privilégio poder acompanhar, virtualmente, um evento deste porte, com conteúdo rico em conhecimento, válido para a rotina hospitalar e atuação de diversos profissionais. A transmissão on-line amplia a possibilidade de atingir mais pessoas além dos profissionais do HGCC”, constata.

Repórter: Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas