lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Hospital César Cals realiza mamografias para colaboradoras
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospital César Cals realiza mamografias para colaboradoras
Qui, 01 de Outubro de 2020 09:01

alt

O câncer de mama deve ser lembrado o ano inteiro. Com a chegada do mês de outubro, a cor rosa dá tonalidade à campanha que busca incentivar a prevenção ao câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. No cuidado às colaboradoras, o Hospital César Cals, da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, realiza exames de mamografia, em outubro, para mulheres que trabalham no hospital, bem como acompanhamento quando necessário.

“O Hospital César Cals tem um compromisso de cuidar também de suas colaboradoras. Buscamos contemplar as mulheres que atuam no Hospital como forma de diagnosticar precocemente o Câncer de mama”, ressalta o diretor médico Antonio de Pádua Almeida Carneiro.

A ação é realizada pela direção médica da unidade, por meio do setor ambulatorial, como maneira de cuidar das profissionais, dos mais diversos setores, que atuam no Hospital.  Para realizar o exame, as colaboradoras devem ter a partir de 40 anos, fazer parte do grupo de risco (mãe, irmã ou filha com diagnóstico de câncer de mama) e que ainda não realizaram exame de mamografia em 2020. Até dezembro desse ano, a cada semana, mais 10 exames serão realizados, uma forma de garantir o acesso às demais funcionárias com mais de 40 anos.

“Essa uma maneira de favorecer o acesso ao exame para nossas profissionais”, destaca a coordenadora do Ambulatório, Lucíola Lavor. Para ela, o HGCC cumpre com a sua função de cuidar também de quem cuida, de quem se dedica diariamente aos pacientes e seus familiares.

Eliete Alves Rodrigues, copeira, se diz privilegiada em poder ter acesso à mamografia no próprio Hospital. Com 50 anos, ala conta que será a segunda vez que irá se submeter ao exame. “Isso é muito importante. É uma oportunidade de fazer o exame, de cuidar de mim. Fico muito grata em saber que o local em que trabalho cuida de mim como funcionária e paciente também, no caso do exame”, reconhece.

Após a realização da mamografia, conforme os resultados, o atendimento está estruturado em três etapas. Para lesões suspeitas, o seguimento será marcado durante os próximos trinta dias no hospital. Para resultados provavelmente benignos, o atendimento se dará durante os próximos três meses. No caso de achados normais e benignos, estes serão encaminhados para a assistência primária.

O Hospital César Cals, por meio do Centro de Imagem, realiza, em média, 320 mamografias por mês. A marcação é feita de maneira agendada pela Central de Regulação do Estado e município de Fortaleza.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge

 

 

Calendário

Outubro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31