lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias HGCC promove ações em alusão ao Dia Mundial da Segurança do paciente
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
HGCC promove ações em alusão ao Dia Mundial da Segurança do paciente
Qua, 16 de Setembro de 2020 16:50

alt

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, o Núcleo de Atenção à Segurança do Paciente (NASP) é o responsável por acompanhar, monitorar e trabalhar ações voltadas para o fortalecimento e observação da segurança do paciente. Nesta quinta-feira (17), às 8h, uma série de atividades marca o Dia Mundial da Segurança do Paciente, campanha internacional que busca reduzir riscos ligados à assistência em saúde.

Logo na entrada da unidade, pacientes e visitantes serão orientados sobre ações importantes, como higienização das mãos e a retirada de adornos. Para relembrar a evolução dos cuidados, uma exposição com a linha do tempo revela a trajetória do NASP desde a sua instituição, em 2013, até os dias atuais, com destaque para as principais ações.

“Esse ano, o dia 17 de setembro evidencia a segurança do paciente voltada para o colaborador. O profissional trabalha para uma assistência segura, o que beneficia também o paciente. O cuidado é para todos”, destaca Silvana Feitosa, coordenadora da Gerência de Risco do HGCC, afirmando que as ações são voltadas para a correta identificação do paciente e a obtenção da cirurgia segura, com a checagem de todos os dados e notificações feitas pelos setores. “Com isso podemos desenvolver análises e elaboração de planos de ações”, diz.

Todas as atividades, cursos e palestras realizados no HGCC têm o objetivo de favorecer e promover a segurança do paciente. De acordo com Silvana, devido à pandemia de coronavírus, os treinamentos destacaram, principalmente, o atendimento a casos de Covid-19. “Buscamos fortalecer a segurança no Hospital César Cals, especialmente no momento de pandemia. Treinamos os profissionais para o uso correto de EPIs, entre outros protocolos. Isso favoreceu tanto o paciente quanto o profissional. Fizemos ainda a revisão e atualização de vários protocolos” destaca.

A programação também conta com uma webinar sobre o serviço de Psicologia. O tema será “Segurança do Paciente e o Colaborador em tempos de Pandemia”. Haverá distribuição de laços de na cor laranja em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente e de crachás com as metas internacionais de segurança do paciente.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Foto: Thiago Freitas

 

Calendário

Outubro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31